Seleção de Residentes

A COREMU (Comissão de Residência Multiprofissional), homologou 104 inscrições para o Processo Seletivo de residentes. Estes concorrem a vagas para Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência Hospitalar, ambas coordenadas por docentes da Escola de Enfermagem.

Conforme Edital Nº 02/2011, nesse dia 10 de janeiro de 2012 está sendo realizada a prova objetiva de caráter eliminatório, na Área Acadêmica do Campus Saúde. Após essa primeira etapa, os candidatos classificados realizarão as demais etapas propostas.

 

 



Defesa de Dissertação de Mestrado

No dia 20 de dezembro a mestranda Camilla Chiamenti defendeu sua Dissertação de Mestrado intitulada: Uso de Técnologias da Informação e Comunicação no Ensino Presencial em Enfermagem. Sua orientadora foi a Professora Adriana Dora, a aluna atingiu nota máxima e seu trabalho foi muito elogiado pelos membros da banca.


VISITA TÉCNICA

Do dia 12 ao dia 14 de dezembro estiveram em São Paulo, para visita técnica às Universidades Albert Einstein, Anhembi Morumbi, Hospital Albert Einstein e Coren/SP, a Diretora da EEnf Adriana Dora, as Coordenadoras do Curso de Enfermagem Janaina Sena, a Coordenadora e Coordenadora Adjunta do PPGEnf Helena Vaghetti e Nalú Kerber, a Professora responsável pelo laboratório de Práticas em Enfermagem Bárbara Silva e a Administradora da Unidade Adalice Kosby. A visita teve como propósito conhecer os laboratórios de enfemagem destas Universidades e principalmente buscar informações sobre os Centros de Simulações Realísticas, que são laboratórios equipados com os mais modernos materiais nacionais e importados, como modelos anatômicos, sofware, entre outros; onde, através de situações próximas ao real, os alunos desenvolvem conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma quantitativa e qualitativa. Estes espaços foram elaborados para que os alunos tenham a possibilidade de treinar até adquirir segurança para atuar junto ao paciente.

Fotos da viagem:

 


CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO DA EENF

Que o verdadeiro espírito do Natal possa, em breve, se espalhar por todos os dias do ano. Quando isso acontecer, teremos uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e pacífica.

Os servidores da EEnf, em um momento de muita alegria, descontração e animação, fizeram sua confraternização de final de ano.

 

Fotos da confraternização:

 


 

Divulgado o Edital das Residências Multiprofissionais

A Comissão de Residência Multiprofissional informa e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com ênfase na Atenção à Saúde Cardio-metabólica do Adulto (RIMHAS), ano 2012/2013.

Para acesso ao edital, clique no link abaixo:

Edital da Residência

 


 

Sustentação de dissertação do PPGenf

No dia 06 de dezembro de 2011, ocorreu na Sala LASHE da Área Acadêmica do Campus Saúde, a sustentação de dissertação da mestranda Aline Campelo Pintanel. O títulto do trabalho é "Estratégias da Família para Garantir a Independência da Criança Portadora de Deficiência Visual: Subsídios para Atuação da Enfermagem".

A defesa teve como Banca Examinadora as Professoras Doutoras Giovana Calcagno Gomes (orientadora - FURG), Adriana Dora da Fonseca (FURG), Nair Regina Ritter Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) e Vera Lúcia de Oliveira Gomes (FURG).

 


Residência Multiprofissional em Saúde da Família

 

A primeira qualificação para o Trabalho de Conclusão de Residência do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família aconteceu nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro às quatorze horas, na sala do térreo da Escola de Enfermagem. Diego Santos apresentou sua proposta de trabalho intitulada: A integralidade do cuidado no trabalho em saúde: o surfar da clínica do devir., que teve como orientadora a Profª. Drª.  Méri Rosane  Santos da Silva, do IE. Participaram da banca examinadora a orientadora, como presidente, o Prof. Dr. José Geraldo Damico do IE, a Drª. Ceres Arejano da SMS, e a residente Maria Isabella Garcia.

 

fotos:

 

 


COLÓQUIO CIENTÍFICO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM 2011-2

No dia 29 de novembro de 2011, no Anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário da FURG, aconteceu a segunda etapa 2011, do evento denominado Colóquio Científico dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem/FURG. Foram momentos de compartilhamento e divulgação dos conhecimentos vivenciados pelos acadêmicos formandos do curso de Enfermagem FURG 2011-2. Parabéns às professoras organizadoras do evento profª. Silvana Santos e profª. Giovana Gomes e seus colaboradores.

Fotos:

 

Nos links abaixo, é possível ter acesso aos trabalhos de conclusão de curso apresentados no Colóquio:

Aline da Rosa Pizarro

Amália Pereira Madruga

Ana Paula Cabreira Pereira

Elisandra Silva de Castro

Giane Silveira de Oliveira

Iane Amorim dos Santos

Jaqueline Holz

Juliana da Silva Bunde

Lisiane Netto Camacho

Lisiane Van Ommeren Corrêa

Litiane Dias Jodar Machado

Manuela de Carvalho Miguel

Pâmela Kath de Oliveira

Patrícia Peres Bitencourt

Paula Torres da Cunha

Sheila Siliveira Costa

Tiago Silva da Rosa


TRABALHOS PREMIADOS NO VIII SEMINÁRIO MUNICIPAL DE PRÁTICAS INOVADORAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE DA FAMÍLIA

A EEnf-FURG foi parceira da Secretaria Municipal de Saúde em três dos cinco trabalhos premiados no VIII Seminário Municipal de Práticas Inovadoras em Promoção da Saúde da Família, realizado em 23/11/2011 no CCMAR.

Bebê 10, Mamãe 1000.UBSF Profilurb- área 11- Enfª Maria da Graça Jundi, Enfª Lorena Rimoli, Profª. Vera Lucia Gomes, Profª. Adriana Dora e acadêmica Cristine Coelho.
Residência Multiprofissional em Saúde Da Família:SUS tem Ação!-UBSF São Miguel-Residentes e Equipe 13.
Apresentação da Unidade Básica do CAIC-Residentes SF.

 


Professoras da EENF participam de Seminário  em Santa Maria

 

As professoras Marlene Teda Pelzer e Silvana Sidney Costa Santos participaram do II Seminário Interdisciplinar sobre Envelhecimento e Institucionalização na cidade de Santa Maria, nos dias 18 e 19 de novembro de 2011.


No dia 18/11/11 a professora Dr.ª Marlene Teda Pelzer apresentou a conferência de abertura: Instituições de Longa Permanência para Idosos: - ILPIs no Brasil: tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional. No dia 19/11/11 a professora Dr.ª Silvana Sidney Costa Santos, participou de mesa redonda A ILPI como suporto ao idoso frágil.

 


Realizado 3º Seminário de Saúde do Adulto e do Idoso

 

No dia 18 de novembro de 2011, foi realizado no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano da Silva Pias, o 3º Seminário de Saúde do Adulto e do Idoso, organizado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Propondo promover a integração de disciplinas que abordam o cuidado ao paciente adulto e idoso dentro do curso de Enfermagem, o Seminário incluiu os acadêmicos das disciplinas de Assistência de Enfermagem ao Adulto nas Intercorrências Clínicas, Assistência de Enfermagem ao Adulto nas Intercorrências Cirúrgicas e Enfermagem Gerontogeriátrica e realizou discussões acerca das produções dos acadêmicos ao longo do semestre.

Abaixo, fotos do evento:

 

 


O NATAL SE APROXIMA

"São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam."

Na manhã do dia 11 de novembro, com a ajuda da Profª. Zezé, construímos um lindo Presépio e decoramos a Escola de Enfermagem com motivos Natalinos. Foi muito gratificante, ver as pessoas se aproximando e ajudando, para que pudéssemos concluir nossa tarefa. Obrigada a todos que colaboraram.

 


 


VISITA TÉCNICA

Em busca de atualização, novas técnicas de ensino e novas tecnologias, Diretora da EEnf, Coordenadora do curso de Graduação, Coordenadora e Coordenadora adjunta da Pós-Graduação, professora responsável pelo laboratório de enfermagem, Administradora da Escola e monitor do laboratório, realizaram visita técnica no dia 04 de novembro, aos laboratórios das Universidades PUC/RS e UFRGS. Foram muito bem recebidos na PUC/RS pela Prof.ª Dr.ª. Janete de Souza e pela Técnica de Enfermagem Catia Barreto, responsáveis pelo laboratório de cuidado humano. Na UFRGS foram recebidos com muito carinho pelas duas Técnicas Administrativas em Educação (enfermeiras) responsáveis pelo laboratório de práticas, Débora Porto e Geana Hübner.

Abaixo,fotos das visitas:

 



Divulgado o Edital do PET-Enfermagem 2011:

 

Para acesso ao edital, clique no link abaixo:

edital pet 2011

 


DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Os Servidores da Escola de Enfermagem, comemoraram com um delicioso café da manhã, o Dia do Funcionário Público.

 


ESCOLA DE ENFERMAGEM EM DESTAQUE

No dia 24 de outubro, durante as programações alusivas ao dia do Servidor Público realizadas no CIDEC Sul, foi divulgado  o texto selecionado no projeto "Eu sou da FURG, com muito orgulho". Nossa colega Adalice Andrade Kosby (Administradora da EENf) foi a autora do texto que ilustrou da melhor forma os objetivos propostos pela PROGEP.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em comemoração ao dia do Servidor Público, apresentou três projetos para que estes pudessem dar suas contribuições: "Eu sou da FURG, com muito orgulho",  contou com  15 contribuições de servidores;"Minha visão da FURG", contou com 27 contribuições; "Estou bem na foto, eu estou na FURG", contou com 187 contribuições.

foto:

texto:

SOU DA FURG COM MUITO ORGULHO

Em vinte de agosto de mil novecentos e sessenta e nove nascíamos. Na vida, segui por diversos caminhos, e um deles me trouxe até aqui. Será esta uma das coincidências do destino?
Na FURG encontrei um “porto seguro”. Neste, sonhos e ideais se tornam realidade. Faço parte desta instituição, e como servidora pública, tenho orgulho de poder contribuir para a concretização das mais diversas profissões.
É gratificante trabalhar, fazer parte da equipe FURG, Universidade reconhecida e respeitada pela qualidade de formação profissional e humana de quem aqui conclui estudos. É valioso poder acreditar que mesmo nas divergências de uma sociedade plural, o consenso é possível quando o objetivo é um só: Oferecer o melhor àqueles que acreditam que nessa Universidade está o caminho a ser seguido à realização de seus sonhos. Eu acredito...e na condição de servidora pública, primo pela funcionalidade desta instituição e estufo o peito de orgulho quando vejo o conceito de ser a FURG uma das mais qualificadas universidades.
Na FURG encontrei meu “porto seguro”.

Adalice Andrade Kosby

 


Seminário Nacional Pró-Saúde e PET-Saúde

 

A professora Marta Borba-EEnf/FURG esteve em Brasília nos dias 19 e 20/10/2011 juntamente com a Professora  Isabel – FAMED/FURG, com o acadêmico de Medicina/FURG – Aluísio, com a Enfermeira Liliane – SMS - Rio Grande e Sr. Manoel – CMS – Rio Grande. Participou na ocasião, do Seminário Nacional PRO e PET Saúde, no qual também foram abordados temas relacionados ás residências multiprofissionais em saúde e residências médicas. O evento trouxe muitas informações e possibilidade de conhecimento sobre diferentes contextos vivenciados no país, mostrando que em Rio Grande temos um desenvolvimento melhor do que em municípios maiores e mais ricos.

 


ESCOLA DE ENFERMAGEM EM FESTA

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), comemorou seus dez anos de criação no dia 19 de outubro. Foram feitas homenagens aos Precursores, Ex-coordenadores, Professores e Técnicos Administrativos em Educação que colaboram com o desenvolvimento do programa. Contamos mais uma vez com a professora Alacoque Lorenzini Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que foi grande incentivadora da Pós-Graduação em Rio Grande. Alacoque compôs a mesa e abordou a evolução da cidade e também do Curso que ajudou a consolidar.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, representou o reitor João Carlos Cousin e recebeu uma lembrança, em nome do programa, da diretora da EEnf Adriana Dora da Fonseca.  A professora  Marta Vaz, uma das fundadoras do programa, muito emocionada, leu uma mensagem em homenagem aos dez anos do PPGEnf. O evento culminou com um maravilhoso jantar no restaurante Las Leñas com a participação de professores, técnicos, alunos, ex-alunos, estagiários e familiares.

fotos:

 


PRESENÇA DE PROFESSORAS DA EENF NO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA NEONATAL

As professoras Vera Lúcia de Oliveira Gomes e Giovana Calcagno Gomes, estiveram presentes de 12 a 14 de outubro, no IV Gongresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica Neonatal em São Luís-Maranhão. O evento foi organizado pela SOBEP( Sociedade Brasileira de Enfermeiras Pediátras) e também contou com o apoio da Universidade Federal do Maranhão e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-MA).

 

 


PROFESSORA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM PROFERE PALESTRA NO URUGUAI

No dia 1º de outubro de 2011 a professora Nalú da Costa Kerber proferiu palestra na Universidade de La República (Uruguai).

Participou na qualidade de palestrante em: "Ciclo de conferencias en el àrea perinanal" com os temas:" Sala de nacer" e " Condiciones Laborales de las enfermeras en el área".

Na qualidade de docente convidada, participou do curso: "Humanizacion de enfermería durante el período perinatal" com o tema: "Evidencias cientificas versus rutinas obstétricas en la gestante cursando las diferentes etapas del trabajo de parto y la atencion del recién nacido".

 


PROFESSORAS E ALUNOS DA EENF PARTICIPAM DO 63º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM EM MACEIÓ

A Diretora Adriana Dora da Fonseca, juntamente com outros docentes e alunos da Escola de Enfermagem estiveram em Maceió participando do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem, o qual se realizou entre os dias 03 e 06 de outubro de 2011. O tema discutido no Congresso foi: "(Re) Criação e inovação do Cuidado de Enfermagem".

Premiação:

Dois trabalhos foram premiados durante a realização do Congresso. A Professora Rosemary Silva da Silveira recebeu o Prêmio Noraci Pedrosa Moreira com o trabalho: "Cuidado como Valor Moral e a Negação do Cuidado como um Valor." Já a aluna Liziani Iturriet Ávila recebeu o Prêmio Vilma de Carvalho pelo trabalho: "A Construção Moral do Acadêmico de Enfermagem e a Humanização do Cuidado".

A professora Marta Vaz participou da MR13-Mesa redonda, juntamente com Lillian Daisy Wolff(PR) e Heloisa Helena Lima de Moraes Carvalho(AL) , com o tema "Contribuições da Enfermagem para a Sustentabilidade Socioambiental", sob a coordenação de Márcia Valéria Almeida-ABEn-ES.

 


IV Seminário Nacional de Residência Multiprofissional


Nos dias 29 e 30/09/2011 a Comissão de Residências Multiprofissionais (COREMU) da FURG foi representada no IV Seminário Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional pelas docentes da Escola de Enfermagem Paula Figueiredo e Taís Nauderer, além da residente Juliana Acosta e da Coordenadora da Estratégia de Saúde da Familia do Rio Grande, Suzi Mara Bromberg. O evento foi promovido e financiado pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Minitério da Saúde e organizadopela Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde. Além de palestras e debates sobre o tema das residências multiprofissionais, as representantes puderam participar de grupos de discussão, que levantaram subsídios para a construção de uma Política Nacional de Residências em Saúde, a fim de fortalecer esta modalidade de formação latu sensu em nível nacional, lembrando que na FURG temos atualmente dois programas: Residência Multiprofissional em Saúde da Família eResidência Integrada Multiprofissional Hospitalar em Atenção à Saúde Cardio-Metabólica do Adulto.

 

 

 


DESPEDIDA DA PROFESSORA TAÍS NAUDERER

Nessa quinta-feira dia 06 de outubro foi realizada uma confraternização que marca a despedida da Prof.ª Taís Maria Nauderer do quadro de docentes da Escola de Enfermagem.

A Escola agradece sua dedicação e deseja que suas atividades em Porto Alegre sejam repletas de realizações.

 

 


COMEMORAÇÃO DO DIA DO SECRETÁRIO


Direção e Coordenação da Escola de Enfermagem parabenizam os colegas da Secretaria pelo dia do secretário, comemorado no dia 30 de setembro.

 

 


 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL


A Professora Maria José Martins Chaplin apresentou no dia 29 de setembro de 2011 o trabalho científico intitulado: "Roda-vida: Viva a Roda! Relato de Experiências."

Com a apresentação, a professora cumpre os requisitos exigidos para Progressão Funcional, passando de Professor Assistente IV para Professor Adjunto, sem titulação de Doutor.

 

 


 

PROFESSORAS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL

 

As Professoras Helena Heidtmann Vaghetti, Rosemary Silva da Silveira e Silvana Sidney Costa Santos participaram da XI Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem da ALADEFE em Coimbra, entre os dias 18 e 24 de setembro, onde proferiram conferências.

A Professora Silvana Sidney também realizou visita técnica na Escola de Enfermagem São João de Deus, na cidade de Évora, em Portugal. Já a Professora Helena Vaghetti realizou visita técnica no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto.

Estiveram presentes no Evento ainda, a aluna do Curso de Pós-Graduação Doutoranda Edaiane Barros e a Professora Voluntária Dirce Stein Backes.

Fotos:

Professora Helena Vaghetti participa de palestra no Hospital São João na cidade do Porto.

Encontro com alunas Portuguesas que fizeram intercâmbio na EEnf (Tania e Margarida).


PROFESSORA DA EENF PARTICIPA DO RU CAFÉ

 

A Prof.ª Marlene Teda Pelzer da Escola de Enfermagem participará do RU Café, no dia 21/9 às 13:00hs, transmitido pela Rádio FURG - 106,7 MHz.

Na ocasião, a Prof.ª irá falar sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que ocorre nesta data, além de divulgar as atividades do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), para familiares de idosos com Alzheimer, o qual se reúne quinzenalmente, às sextas-feiras na Ala Verde do Hospital Universitário/FURG.

 


 

Fotos do trabalho realizado pela 7ª série do Curso de Enfermagem

 

A criação das maquetes foi realizada na disciplina de Administração nas Unidades Hospitalares, sob orientação da Prof.ª Helena Vaghetti.

 

 

Embasadas na RDC 50 foram criadas as unidades de: UTI, Lavanderia e Clínica Médica.

 

 

 


 

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

No dia trinta e um de agosto, a Coordenadora do Curso de Enfermagem da FURG Prof.ª Janaina Sena defendeu sua Tese de Doutorado intitulada “Relação saúde/ambiente nos processos de formação do enfermeiro: um estudo nos conteúdos curriculares da graduação em enfermagem”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Marta Regina Cezar Vaz, também da Escola de Enfermagem. A tese foi muito elogiada por todos da banca. Parabéns!!!

 

 


 

CONFRATERNIZAÇÃO

 

Na noite de 17 de agosto, reuniram-se mais uma vez os servidores da EEnf, para um momento de confraternização fora do ambiente de trabalho. O encontro foi na galeteria Nona Helena e contou com a presença dos palestrantes do IV Enfermagem em Movimento Ricardo Ceccim e Maria Carolina Meirelles.

 

 


 

 

IV ENFERMAGEM EM MOVIMENTO

Nos dias 17,18 e 19 de agosto, no Anfiteatro da Área Acadêmica do Campus da Saúde, realizou-se a IV edição do Enfermagem em Movimento. Evento este onde foram discutidas a Formação e as Políticas Indutoras da Integração Ensino e Serviço voltadas à consolidação do SUS. Estiveram presentes como palestrantes Dr. Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), Msc.Carolina Meirelles(3ª CRS), Enfª Zelionara Branco (Prefeitura Municipal de Rio Grande), Fábia Richter(Coordenadora técnica Assedisa).

 

 


 

2º Interséries do Curso de Enfermagem da FURG

Ocorreu no dia 12 de agosto no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) o segundo interséries do Curso de Enfermagem da FURG. Este tem o objetivo de socializar e promover a inter-relação das séries. A ideia foi trazida a Rio Grande da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela professora Fabiane Ferreira Francioni. Na universidade catarinense, esses encontros chamam-se Interfases (fase é cada período pelo qual passa o acadêmico). Segundo a professora, é o momento de diversão e de descontração, mas também de trocar ideias e conhecer o que os alunos vivenciam em cada uma das séries. Nesses eventos, acadêmicos representantes de cada série explicam à plateia as disciplinas e o que aprenderam na série anterior. Assim, os alunos tomam conhecimento do Curso como um todo. A organização ficou por conta das professoras Fabiane e Maria José. O evento tem tido bastante receptividade por parte dos alunos. Uma votação escolheu o “Cara” e a “Miss” do evento. O “Cara” foi eleito Heitor Biondi, da 8ª série, e a “Miss”, Letícia Marques, da 6ª série. Houve também a eleição da melhor torcida, tendo vencido a da 2ª série. Parabéns às professoras pelo brilhante trabalho.

 

 


 

Curso sobre Fundamentos da Pesquisa Qualitativa

Encontra-se na Escola de Enfermagem, a convite das Coordenadoras do PPGEnf, a Professora Doutora Luiza Akiko Komura Hoga, ministrando o Curso de “Fundamentos da Pesquisa Qualitativa”. Serão três dias de capacitação, tendo como público alvo professores, mestrandos, doutorandos, residentes e demais interessados.

 


 

 

RECEPÇÃO DOS NOVOS ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FURG

A Escola de Enfermagem, nesta primeira semana de início das aulas, está totalmente voltada para a recepção dos novos alunos. É um momento muito especial para quem está chegando e diversas são as atividades realizadas para que estes alunos sintam-se bem acolhidos.

 


 

ACADÊMICO DO CURSO DE ENFERMAGEM MINISTRA PALESTRA

O acadêmico do Curso de Enfermagem da FURG Vinícius Marques ministrou no dia 28 de julho palestra intitulada “O Papel do Enfermeiro na Abordagem ao Dependente Químico”. O público alvo foram Agentes Comunitários de Saúde, Consultores de Rua, Consultores Terapêuticos, Pedagogos, Professores entre outros.

fotos:

 

 


 

 

27º COBEON- CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA

NEO-NATAL

 

A Escola de Enfermagem esteve representada pela prof.ª Nalú Kerber e pela enfermeira Cleci Enderle no 27º COBEON que aconteceu nos dias 06,07 e 08 de julho de 2011, em Belo Horizonte/MG. Ambas apresentaram trabalhos no Congresso.

 


 

COLÓQUIO CIENTÍFICO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM/FURG (2011-1).

 

No dia 06 de julho de 2011, no Anfiteatro da Área Acadêmica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, aconteceu o evento denominado COLÓQUIO CIENTÍFICO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM/FURG (2011-1). Evento esse que tem como objetivo fomentar o compartilhamento do resultado das pesquisas efetivadas através do Trabalho de Conclusão de Curso, de forma a divulgar os conhecimentos gerados e as experiências vivenciadas pelos acadêmicos e seus orientadores docentes durante a prática da enfermagem/saúde, construindo um espaço que possibilite a todos os participantes vivenciar e refletir o novo.

Fazem parte da comissão organizadora do evento: Profª. Drª. Enfª. Giovana Gomes, Profª Draª. Enfª. Silvana Costa Santos, Mestranda Enfª Aline Pintanel, Mestranda Enfª. Simone Alvarez, Acad. Enf. Cristine Cazeiro, Acad.Enf. Alessandra de Barros, Acad. Enf. Áureo Dias Neto, Acad. Enf. Rodrigo Prestes.

 


 

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

No dia 05 de julho, recebemos mais uma vez a ilustre visita das professoras Alacoque Lorenzine Erdmann (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Célia Pereira Caldas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ), Celmira Lange (UFPel). Na ocasião, participaram juntamente com professoras da EEnf, da Banca da defesa de tese da aluna Karina Silveira de Almeida Hammer Schmidt. O título do trabalho da doutoranda é "Co-construção do Cuidado de Enfermagem com Idosos Diabéticos: Repensar a Reforma, Reformar o Ensino Educativo à Luz da Complexidade". Sob orientação da profª. Drª. Silvana S. Costa Santos.

 



AÇÃO COMUNITÁRIA

 

Na sexta-feira dia 01/07/2011, foi realizada uma ação comunitária com tema e animação de festa julina. A ação foi desenvolvida na UBSF- Bernadeth, com a parceria  das professoras e  acadêmicos da disciplina Assistência de Enfermagem em Situações de Doenças Transmissíveis e as acadêmicas de Enfermagem e Medicina do Pet-Saúde. Estas devidamente caracterizadas, realizaram em conjunto com a equipe de saúde da unidade,  a organização da ação e as atividades de entretenimento com as crianças, além de educação em saúde com a comunidade local. A atividade contou com a supervisão da responsável pela UBSF Enfermeira Denise Grafulha e das docentes Sibele Martins e Fabiane Francioni.

 


 

1º ARRAIÁ CONJUNTO EENF E FAMED

 

No dia 28 de junho o Campus da Saúde esteve em festa. Na sala 407 a alegria tomou conta dos servidores da Famed e EEnf, todos entraram no clima das brincadeiras e comidas juninas.

O Arraiá contou com a participação do prof. Gabriel Diogo (EEnf), declamando a poesia intitulada “Os olhos do negrinho” de Dimas Costa, acompanhado pelo solo do violão de Ângelo Molina (secretário da FAMED). Em seguida, a cantoria rolou solta, com músicas tradicionalistas, populares e clássicos de décadas passadas. Não faltaram também brincadeiras típicas, o que fez com que todos lembrassem com saudosismo da infância.

O 1º Arraiá conjunto foi uma iniciativa das direções da Famed e EEnf, e organizado pelas Administradoras Adalice Kosby(EENf) e Luciana Duarte(FAMED).


 

 

16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE)

 

 

 

Participação de professoras do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FURG no 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), realizado de 19 a 22 de junho em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A Profª Drª Silvana Sidney Costa Santos proferiu a conferência de encerramento intitulada: A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. A Profª Drª Helena Heidtmann Vaghetti, coordanadora do PPGEEnf, participou do lançamento do livro Enfermagem - história de uma profissão, com a contribuição de três capítulos, além de apresentação oral de trabalho científico. A Profª Drª Dirce Stein Backes, lançou o livro As multifaces do empreendedorismo na enfermagem brasileira, apresentou trabalhos científicos e participou de coordenação de mesa.

 


 

2º Seminário de Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem da FURG

 

Nos dias 07 e 10 de junho foi realizado no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano da Silva Pias o 2º Seminário de Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem da FURG.

O referido evento teve como objetivo, integrar as disciplinas do curso de Enfermagem da FURG, que abordam o cuidado ao paciente adulto e idoso. Participaram do evento estudantes das diferentes séries, apresentando trabalhos na forma oral e pôster. Foi um importante momento de encontro para discussão e fortalecimento do Processo de Enfermagem como ferramenta para a Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 

 

 


 

Nota de Agradecimento do Hospital Universitário

 

 

 

 

 

 


VI Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

 

 

De 02 a 04 de junho a Prof.ª Marlene Teda Pelzer, da EENF, participou do VI Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia realizado na PUCRS. Na ocasião, foram apresentados 06 trabalhos sob a forma de pôster e um tema livre. A referida professora esteve acompanhada da doutoranda Larissa, da mestre Berenice, enfermeira da UCM/HU/FURG e das acadêmicas Deise e Juliana.

 

 

 

 


 

Confraternização

 

No dia 03 de Junho, foi realizado na Escola de Enfermagem, mais um momento de confraternização entre os servidores, ocasião onde foram comemorados os aniversários do mês de maio.

 

 

 

 

 

 

 


 

Skate Cidadão

A FURG por meio da Escola de Enfermagem e seus programas, PET-Saúde e PET Enfermagem, colaboraram com o evento "Skate Cidadão" no bairro Parque Marinha na tarde deste domingo 29/05/2011. Foram realizadas pelas acadêmicas atividades como: aferição de pressão arterial, informações para prevenção e promoção da saúde, além de interação com as crianças na realização de tatuagens. O evento foi organizado por moradores da comunidade e teve apoio de outras instituições que compartilham o desejo deste projeto "Crack nem Pensar".

As acadêmicas Taimara, Cristine e Carolina

 

 

 

 

A mestranda Daniele Acosta


 

Na última quarta-feira, dia 25 de maio, a Escola de Enfermagem recebeu a visita da Prof.ª Deise Ribeiro Aquino, a qual trouxe sua filha Ester, nova mascote da EENF.

 


 

Workshop de Mudanças da Graduação

Encontram-se na cidade de São Lourenço do Sul, nos dias 17 e 18 de maio, participando do Workshop de Mudanças da Graduação na Área da Saúde, a Diretora da Escola de Enfermagem Adriana Dora, a Coordenadora do Curso de Enfermagem Janaina Sena e a acadêmica de Enfermagem Carolina Carvalho, juntamente com a Vice-Diretora da Faculdade de Medicina Isabel de Oliveira Netto e o acadêmico de Medicina Aloísio Encke. O evento está sob realização da CIES- Comissão de Integração de Ensino e Serviço.

 

 

Representantes da FURG no Workshop em São Lourenço do Sul.

 

 

Vice-Diretora da Faculdade de Medicina, Isabel Cristina de Oliveira Netto.

 

 

 

Acadêmica do Curso de Enfermagem, Carolina Ortiz Carvalho.

 


35ª Semana Riograndina de Enfermagem da FURG

 

De 12 a 14 de maio, foram realizadas no Anfiteatro da Área Acadêmica da Saúde, as atividades da 35ª Semana Riograndina de Enfermagem da FURG.

 

Coordenadora Adjunta da Graduação, Prof.ª Mariângela Loureiro e acadêmicas.

 

 

 

Prof.ª Bárbara, Prof.ª Laurelize e alunas da Pós-Graduação.

 

 

Doutorandos da Educação Ambiental enriquecendo a Semana com arte.

 

 

 


Confraternização

 

No último dia 06 de maio, realizou-se na Escola de Enfermagem, mais um momento de confraternização entre os servidores.

A ocasião celebrou os aniversários do mês de abril, a chegada dos novos colaboradores, a despedida de estagiários, além da comemoração alusiva ao Dia das Mães.

 

 

 

 

 

Todas as mães da EENF receberam flores das mãos da Administradora Adalice Andrade Kosby.

 


 

Novas Coordenadoras Do Curso De Enfermagem

Assumiram a Coordenação e Coordenação Adjunta da Graduação em Enfermagem da FURG, no dia 27 de abril, respectivamente, as professoras Janaina Sena e Mariângela Loureiro, em substituição às professoras Rosemary Silveira e Giovana Gomes, as quais desempenharam seu trabalho com grande dedicação nos últimos dois anos.

 

Fotos:

 

 

 

Confraternização de Posse

 

 

 


 

35 ª Semana Riograndina de Enfermagem DA furg

 

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

 


 

 

A Drª. Alacoque Lorenzini Erdmann Coordenadora da Área de Enfermagem da CAPES reuniu-se com os professores do PPGEnf, para avaliar e discutir o relatório do coleta CAPES 2010.

Foto:

 


 

A coordenadora geral da Secretaria de Hospitais Universitários e das Residências em Saúde da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) drª. Jeanne Liliane Marlene Michel (Universidade Federal de São Paulo – Unifesp), reuniu-se com os coordenadores dos programas de Residências Multiprofissionais em Saúde da Família (RMSF) e Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar (RIMHAS), como também, com os residentes, preceptores e professores.

Foto:

 


 

Escola de Enfermagem da FURG realizou primeira defesa de tese de Doutorado

 

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande-FURG viveu a primeira defesa de tese do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) no dia 20 de abril. A doutoranda Jacqueline Sallete Dei Svaldi apresentou publicamente o estudo “Rede Ecossistêmica de Pesquisa em Enfermagem/Saúde no SUS: Possibilidades de Delineamento nos Hospitais Universitários”.

 

A banca avaliadora foi presidida pela orientadora professora emérita drª. Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, e complementaram a banca: a coordenadora geral da Secretaria de Hospitais Universitários e das Residências em Saúde da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) drª. Jeanne Liliane Marlene Michel (Universidade Federal de São Paulo – Unifesp), a coordenadora da Área de Enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) drª. Alacoque Lorenzini Erdmann (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), coordenadora do PPGEnf, drª. Helena Heidtmann Vaghetti, e integrada ainda pelas professoras doutoras da FURG Vera Lúcia de Oliveira Gomes e Maria Elisabeth Cestari.

 

A defesa ocorreu no anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, na área acadêmica do Hospital Universitário, e foi prestigiada pelo Reitor João Carlos Brahm Cousin, o Pró- Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Danilo Giroldo, o Diretor pró tempore do Hospital Universitário Tomás Dalcin e o Pró-Reitor de Infraestura Guilherme Lunardi, além de estudantes, professores, técnicos-administrativos em educação, familiares e amigos.

Fotos:

 

 


 

As professoras Vera e Giovana Gomes, acompanharam os alunos da Enfermagem da FURG ao Museu e Hospital São Lucas da PUCRS.

O Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT), em Porto Alegre, apresenta a exposição “Ciência e Cuidado”, com a proposta de abordar de forma diferente a história da enfermagem. A exposição traz ambientes sobre a trajetória da enfermagem no Brasil e no mundo, além de apresentar personalidades e teorias científicas que fundamentaram a área da saúde.

 

 

 


 

 

Resultado do processo eleitoral da Escola de Enfermagem realizado em 24 de março de 2011.

 

Eleitas:

Vice-Diretora:

Profª. Drª. Vera Lúcia de Oliveira Gomes

 

Coordenadora e Coordenadora Adjunta da Graduação:

Profª. Msc. Janaina Sena – Coordenadora

Profª. Msc. Mariângela de Magalhães Loureiro – Adjunta

 

Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação:

Profª. Drª. Nalú Pereira da Costa kerber

 


 

Ninguém tem a felicidade garantida.

A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço.

Depende de nós enchê-los de alegria.

No dia 30 de março, enchemos de alegria o espaço "Ponto Z" com a turma da EEnf.

 

 

 


 

 

Eleições na Escola de Enfermagem

 

A Escola de Enfermagem realizou no dia 24 de março eleições para vice-diretor, coordenador e coordenador adjunto da Graduação e coordenador adjunto da Pós-Graduação. O processo se deu com tranquilidade e com significativa participação de alunos, docentes e técnicos. Parabéns à Comissão Eleitoral pelo trabalho realizado.

 

 

 

 


 

 

 

Confraternização das Residências

 

 

Na noite de 23 de março, os residentes da RIMHAS e da RM em Saúde da Família (1ª e 2ª turma) confraternizaram em um restaurante da cidade. Presentes também as Profªs Giovana, Sibele e Zezé.

 

 


 

 

No dia 22 de março, no Anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, foram iniciadas as atividades de acolhida aos residentes, promovidas pela Comissão de Residência Multiprofissional da FURG (COREMU) e pelo Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde. A solenidade de abertura contou com a participação do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação- Danilo Giroldo, da coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Profª Maria José Chaplin, da coordenadora da Residência Multiprofissional Hospitalar em Atenção a Saúde Cardiometabólica do Adulto, Profª Taís Maria Nauderer e do coordenador da COREMU, Prof. César Costa. A aula inaugural foi proferida pela representante da Residência Multiprofissional do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - POA, Enfª Daniela Dallegrave, que tem larga experiência nos processos de implantação e coordenação dos programas de Residência Multiprofissional no GHC, bem como o aprofundamento teórico, tendo desenvolvido sua dissertação de mestrado na área. A Profª Maria José fez uma explanação sobre o histórico, perspectivas e situação atual da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e logo após passaram para a roda de conversa sobre as potencialidades, dificuldades e metas das residências. Participaram das discussões os 14 residentes dos dois programas, preceptores da Secretaria Municipal de Saúde e do HU, tutores do ICHI, do ICB, do IE, e da EEnf, facilitadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Coordenadora da Estratégia da Saúde da Família no município, Enfª Suzi Bromberger, a Coordenadora do Serviço de Enfermagem, Elaine Miranda, e estudantes da graduação.

 

 


 

 

Na sexta-feira, dia 18 de março, a Escola de Enfermagem promoveu o 1º interséries.

 

Este evento foi um projeto apresentado pela Profª Fabiane e apoiado pela Direção da Escola que procedeu a liberação dos estudantes para a participação. O “encontrão da Enfermagem” realizado no anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, teve como objetivo acolher não só os calouros, como também, todos os estudantes do curso. Começando pelos egressos expondo suas vivências na 9ª série, na seqüência, todas as séries foram apresentadas às novas turmas por seus respectivos veteranos. Por meio de vídeos, performance, fotografias, relatos e brincadeiras, as apresentações promoveram uma revisão do currículo na perspectiva do Estudante de Enfermagem. A participação dos docentes também foi significativa tanto em quantidade quanto pela forma descontraída “entrando no clima” da atividade lúdica proposta. Pirulitos, balões, pulseiras coloridas e a dedicação dos estudantes na elaboração das diferentes formas de apresentação garantiram uma tarde pedagógica, agradável e de confraternização. Obrigada a todos que se inseriram na construção deste momento.

 

 

 


 

 

Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família realizaram o primeiro encontro com seus preceptores no ano de 2011.

 

Fotos:

 

 

 


 

 

A Escola de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, tiveram momentos emocionantes durante a Aula Inaugural que aconteceu dia 15 de março no Anfiteatro da Área Acadêmica do Campus da Saúde. Esta foi ministrada pela professora Drª. Valéria Lunardi, o tema abordado foi “ A Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil e na FURG: a busca da excelência”. Contamos mais uma vez com a presença da Profª. Drª. Alacoque Erdman, coordenadora da área da Enfermagem na CAPES.

Na ocasião foram homenageadas as professoras Valéria Lunardi e Elizabeth Cestari, que por mais de 30 anos se dedicaram a EEnf e ao PPGEnf.

O evento foi organizado pela professora Vera Gomes, pela Administradora Adalice Kosby e contou com a colaboração das Petianas Bruna e Taimara.

 

Fotos:

 

 

 


 

Iniciaram-se nesta segunda-feira (14) as atividades da primeira turma de residentes da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardio-Metabólica do Adulto (RIMHAS). Esse é um programa novo de Pós-Graduação Latu Sensu da FURG, que concentra as atividades dos seis residentes (profissionais recém-formados de Educação Física, Enfermagem e Psicologia).

 

Fotos:

 


 

Calouros de Enfermagem são recepcionados pela Direção, Coordenação, Diretório Acadêmico e pelo PET- Enfermagem!!!

 

Fotos:

 


 

Escola de Enfermagem recebe a visita da Profª. Deise Ribeiro Aquino e sua filhinha Ester.

Fotos:

 

 

 

 

 


 

Mudanças na Escola de Enfermagem

A professora Geani Fernandes assume a Diretoria de Desenvolvimento de Estudantes (antiga Superintendência Estudantil) da Prae.

Os colegas da Escola de Enfermagem desejam que seu caminhar seja firme e sem obstáculos, para que possa seguir confiante em busca de seus ideais.

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Confraternização de Fim

de Ano EEnf.

2010

Fotos:

 


 

AÇÃO NA VILA DA QUINTA

Dia 26 de novembro, alunos da disciplina de enfermagem gerontogeriátrica acompanhados das professoras Silvana e Marlene Teda estiveram na unidade básica de saúde da vila da quinta realizando atividades junto aos moradores idosos – pessoas com 60 nos e mais. Nesta ocasião procedeu-se levantamento acerca da avaliação funcional, cognitiva e sócio familiar, além das necessidades humanas básicas.

 

Fotos da Ação:



 

 

No dia 03 de dezembro os alunos da Escola de Enfermagem apresentaram suas defesas de Trabalho de Conclusão de Curso!


 

 

Click para Visualizar os Trabalhos Apresentados!


 

 

1º Seminário de Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem


Nos dias 16 e 19/11/2010 foi realizado o 1º Seminário de Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem. O evento promoveu a integração de disciplinas que abordam o cuidado aos pacientes adulto e idoso dentro do curso e incluiu os acadêmicos das disciplinas de Assistência de Enfermagem ao Adulto nas Intercorrências Clínicas (5° semestre), Assistência de Enfermagem ao Adulto nas Intercorrências Cirúrgicas (6º semestre) e Enfermagem Gerontogeriátrica (6º semestre). As produções dos acadêmicos realizadas ao longo do semestre, em forma de estudos de caso com foco no Processo de Enfermagem (tema que permeia as atividades teóricas e práticas do ensino em enfermagem) foram apresentadas e discutidas pelo grupo presente, além da realização de palestras com profissionais atuantes no Hospital Universitário, sobre temas práticos do cuidado à saúde do adulto e do idoso, como forma de complementar a formação acadêmica na área.

 

 

FOTO:

 

Legenda: grupo de alunos que receberam destaque em um dos dias de apresentação dos trabalhos e docentes envolvidos nas disciplinas participantes.

 

 


 

"Vozes da Francofonia"

 

Coral "Vozes da Francofonia", coordenado pela professora mestre Kelley Duarte, do Instituto de Letras e Artes (ILA), sob a regência da professora Silvia Zanatta, do Núcleo Artístico Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Apresentou-se no Anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica do Hospital Universitário. A convite da Escola de Enfermagem.

 

Foto do Evento:


 

 

 


 

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO OBSTÉTRICA E NEONATAL

 

O Grupo de Pesquisa Viver Mulher, da Escola de Enfermagem trouxe à discussão a Política Ministerial sobre Humanização do Pré-Natal e Nascimento, de forma a contribuir com os serviços prestadores de assistência à saúde do Sistema Único de Saúde, no sentido de disseminar essa proposta, auxiliando e incentivando os municípios a aderir plenamente à proposta do MS.

Como parte do evento, houve a capacitação de todos os trabalhadores atuantes na UTI Neonatal do Hospital Universitário sobre Cuidados voltados ao desenvolvimento do neonato, nos dias 08 e 09, contendo aulas teóricas e práticas. Foram capacitados 57 trabalhadores entre enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e psicóloga.

O evento contou com 249 participantes. Houve a presença de palestrantes Brasileiros, de Rio Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Maringá, Belo Horizonte e do Uruguai, Argentina e Chile.

 

Fotos do Evento:

 



 

 

Na manhã de sábado 06 de novembro, a professora Adriana Dora da Fonseca participou do Debate – Mulheres no Contexto Profissional, realizado durante a 72ª Expofeira de Arroio Grande/RS.


 

 


 

 

Foram muitas conquistas comemoradas na festinha de outubro, em um ambiente de descontração e alegria. Obrigada a todos por confraternizarmos juntos estes momentos.

Paralelamente, a Diretora Adriana Dora em nome da Escola de Enfermagem, fez a entrega de uma cadeira de rodas para o Hospital Universitário.

 

 

 


 

 

 


 

35 anos do Curso de Enfermagem


 

Outorga do Título de Professor Emérito para as professoras do Curso de Enfermagem

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

&

Zulma Guimarães Netto

Fotos do Evento no CIDEC- SUL:

 

 


 

 

62º Congresso Brasileiro de Enfermagem

(CBEn)

 

 

Presença da Escola de Enfermagem no 62º CBEn.

 

Daniela Gonçalves recém formada pela Escola, recebendo o prêmio por trabalho apresentado no 62º CBEn.

 

Profª Drª Silvana Sidney Costa Santos
Professora da Escola de Enfermagem

Trabalhos apresentados:

1) CARACTERÍSTICAS GLOBAIS DE IDOSOS RESIDENTES NUMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: PROPOSTA DE AÇÃO DE ENFERMAGEM/SAÚDE.


2) QUEDAS: ESTUDO EM IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.

 


 



 

 

XII JORNADA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SBGG


 

NOS DIA 15 E 16 DE OUTUBRO A PROFª. MARLENE TEDA PELZER PARTICIPOU DA XII JORNADA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SBGG RS, APRESENTANDO O PÕSTER E TEMA LIVRE: A IMOBILIDADE COMO FATOR DE RISCO PARA DESNUTRIÇÃO EM RESIDENTES DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS (ILPI’S), O QUAL RECEBEU O PRIMEIRO LUGAR NA MODALIDADE TEMA LIVRE.

AUTORAS; ALINE BRANDÃO – NUTRICIONISTA HU/FURG; GIOVANA CALCAGNO GOMES (ESCOLA DE ENFERMAGEM); MARLENE TEDA PELZER (ESCOLA DE ENFERMAGEM); JANAINA GOMES DIAS DE OLIVEIRA – FISIOTERAPEUTA, DOUTORANDA DO INSTITUTO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA PUC/RS (APRESENTADORA DO TL) e MARIA GERMANAO - ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA NA ANHANGUERA.



 


 

Com muito carinho a Escola de Enfermagem festeja com os Aniversariantes do mês de Setembro!!!



 

 


 

Unidades Acadêmicas iniciam elaboração do PPP e PDI

Os seminários internos para revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Político-pedagógico (PPP) já iniciaram. Na sexta-feira, realizaram seminários a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Letras e Artes.

 

Fotos do Seminário:

 

 

 


 

Lição de Vida...

Talvez seja esta a melhor forma de traduzir o encontro do líder Kaigang e Fóg no III Enfermagem em Movimento. O objetivo do encontro era discutir o programa de inclusão indígena em nossa Universidade e contou com a participação do Pró-Reitor Luís Laurino mediando a discussão, a Assistente Social Soledad Bech, coordenadora das ações de inclusão na PRAE, o Prof. Alfredo Gentini estudioso dos povos indígenas e que contribuiu pontuando e alertando para reflexões que se faziam necessárias, o estudante indígena Manoel e o líder Kaigang Augusto de Souza. O líder “historiou” sobre os povos indígenas e apresentou dados quantitativos sobre as diferentes etnias, bem como, sobre a população indígena estimada à época do descobrimento comparando com os dados atuais. Dados que revelam os quinhentos anos de massacre. Falou sobre o modo de viver com abundância e sustentabilidade e o modo de sobreviver à violência do sistema capitalista. Nos fez refletir sobre a sociedade dos fóg (não índio), a destruição da natureza, a violência moral, cultural e a segregação social. Para uma platéia atenta e emocionada falou sobre respeito, preservação, vida em comunhão, planejamento familiar, reforma agrária, alianças necessárias. Desta forma, revelou o orgulho de ser índio, cidadão brasileiro, que “historiando” preserva sua identidade e sua cultura.


 

 

 


 

Momentos de beleza e sensibilidade ... no III ENFERMAGEM EM MOVIMENTO

 

O Grupo Vocal Art-Estação formado por professores e técnicos administrativos em educação da FURG, fez sua primeira apresentação pública no III Enfermagem Em Movimento. Foi um espetáculo harmônico e delicado que misturou canto, movimentos, sons, ritmos e surpreendeu a todos. Ao grupo, nosso reconhecimento e gratidão por ter nos brindado com este trabalho lindo e inovador.


 

 


 

Divulgada a relação dos inscritos para o Consun e o Coepea

Saiba Mais Aqui!

 


 

Sol e alegria marcaram o churrasco de Integração promovido pelo DA de Enfermagem no dia 21/08

 

 

O encontro teve como objetivo acolher os “ bixos” que ingressaram no curso neste semestre e promover e integração entre estudantes. Em torno de 50 pessoas: estudantes dos diversos semestres, professores, familiares e amigos aproveitaram o belíssimo dia de sol para atividades ao ar livre. Futebol, Vôlei, dança, música e o churrasco preparado pelos pais garantiram a integração entre todos. Parabéns ao DA pela iniciativa.


 

 

 


 

 

Momentos de Alegria com os Aniversariantes de Agosto!!!


 

 

 


 

35 ANOS EEnf

 

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos para o EVENTO COMEMORATIVO AOS 35 ANOS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM. Serão aceitos apenas Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias e Dissertações elaboradas por egressos do Curso de Graduação em Enfermagem, da Espensul e do Curso de Mestrado em Enfermagem da FURG. Os trabalhos devem ser encaminhados pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. à secretaria da Escola de Enfermagem, até o dia 13 de agosto de 2010 conforme documento anexo.

 

Click para Visualizar Documento em Anexo!

 


 

Comemoração Mês de Julho

Fotos:

 

 


 


PROGRAMAÇÃO DOS 35 ANOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FURG

 

 

 


 

Dia 2 de agosto tiveram início as atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

 

Após sete meses da maratona que iniciou pela elaboração do projeto, passou pela aprovação da proposta na Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho da Escola de Enfermagem, COLASE, COEPEA, Ministério da Saúde e culminou com a finalização do processo seletivo, tiveram início no dia 2 de agosto, as atividades com os residentes. A proposta é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande e a Secretaria Municipal da Saúde e está sendo construída pelos seguintes profissionais: Ceres Arejano, Maria de Lourdes Matos, Sabrina Galarraga, Samanta Rodrigues e Suzi Bromberger (SMS); Luis Signori (ICB); Augusto Faria, Marilene Zimmer e Vera Tôrres Neves (ICHI); Raquel da Silveira e Méri Rosane (IE); Adriana Dora da Fonseca, Adriane Netto de Oliveira, César Francisco Costa, Geani Fernandes, Janaína Sena, Maria José Chaplin e Marta Borba. Quarenta e um inscritos, oriundos da cidade do Rio Grande, Oeste Catarinense, Santo Ângelo, São Francisco de Assis, Pelotas, Jaguarão e Porto Alegre, concorreram às quatro vagas ofertadas pelo programa. O processo seletivo foi realizado por meio de prova objetiva com 30 questões dos conteúdos sobre o Sistema Único de Saúde e Atenção Básica e 20 questões do núcleo específico da área de formação (Educação Física, Enfermagem e Psicologia). A segunda etapa do processo foi constituída pela análise do currículo, da carta de intenção e entrevista com foco nas experiências acadêmicas voltadas para áreas afins do programa, ou seja, Saúde da Família e Educação Permanente. Os Selecionados foram Diego Pinto Santos (Educação Física), Pedro Amado Borges (Psicologia), Carla Galarreta Rolão e Juliana Acosta Santorum (Enfermagem). Os residentes terão duas semanas de atividades teóricas, capacitações e construção de propostas e no dia 16 iniciarão as atividades na Unidade de Saúde da Família do Bairro São Miguel. A aula inaugural será realizada no dia 18 de agosto no “Enfermagem em Movimento” com a presença da Coordenadora da Residência em Saúde da Família no GHC, Drª Ana Celina de Souza.

 

Fotos:

 

 


 

 

Programa de Ação Inclusiva ( PROAI)

 

A Escola de Enfermagem recebe estudante de origem Indígena e realiza ações visando criar condições para que a inclusão realmente se efetive.

 

O processo de inclusão exige diálogo e reflexão permanente entre estudantes, docentes e gestores desta Universidade. Para nós que não conhecemos a cultura, o modo de ser e viver do indígena, é difícil compreender e adequar nosso fazer, ensinar, exigir para uma educação que seja favorável às necessidades dos povos indígenas. Em audiência pública realizada em 19 de maio de 2007 em Goiânia, promovida por representantes da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps-GO) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio das Faculdades de Enfermagem e Odontologia e a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e que contou com a participação de índios das etnias Xavante, Carajá e Guarani foram discutidos o direito de acesso aos serviços de saúde pela população indígena, bem como a necessidade de que estes serviços, ao atenderem às suas demandas, respeitem sua diversidade cultural e a medicina própria do grupo. Os representantes indígenas solicitaram ampliação da cobertura de ações educativas e assistenciais à saúde para toda a população indígena, aumento do quadro de recursos humanos que prestam assistência à saúde do índio e também a capacitação desses profissionais, de modo a propiciar atendimento diferenciado e respeito à diversidade cultural (Rocha ET AL., 2008). Todos os participantes do evento ressaltaram a necessidade de que a comunidade universitária incorpore conhecimentos da cultura indígena, para garantir uma formação diferenciada de profissionais. Neste sentido, representantes do Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Popular e Saúde (NEPEPES) da Escola de Enfermagem, participaram do casamento da estudante no Curso de Enfermagem Sheila Basso, de etnia Kaigang, com o estudante do Curso de Medicina Manoel, de etnia Guarani, ambos desta universidade. Estiveram presentes na Aldeia Kaigang em Iraí a Profª Maria José Martins ( Tutora), Juliana Santorum ( Mestrado em EEnf), Mariana Valença (Mestrado em Ciências da Saúde), Raphael Campos ( Mestrado Ciências da Computação) e Rodrigo Paiva ( Especialização em Gestão Ambiental) todos da FURG. A experiência vivida foi enriquecedora para todos nós e evidenciou valores como o respeito ao idoso, à criança, ao jovem, e ao ambiente; a prática do diálogo, da liberdade e da vida em comunhão. Valores que na “civilização” dos brancos nem sempre são respeitados, gerando conflitos e dificuldades para a inclusão do indígena.

 

Diversidade e Equidade no SUS: parceria universidade e educação popular/Organizado {por} Dais Gonçalves Rocha... [ET AL.]. – Goiânia: Cânone Editorial,2008.

 

 

Fotos:

 

 

 

 


 

Projeto Rondon

 

A Universidade Federal do Rio Grande foi uma das instituições selecionadas para participar do Projeto Rondon, Operação Mamoré. Integram o grupo as acadêmicas de enfermagem/bolsistas do PET Enfermagem Daniele Acosta e Katiucia Vieira, juntamente com acadêmicos (as) dos cursos de letras, geografia, história, pedagogia, educação física da FURG. Os professores Raquel Silveira e Antonio Carlos Mousquer são os coordenadores do grupo. A equipe irá para a cidade Vale do Paraíso – RO, partindo da cidade do Rio Grande no dia 15 de julho e retornando no dia 2 de agosto.

 

 


 

 

ATIVIDADES VOLTADAS AOS IDOSOS INSCRITOS EM UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON) encerrou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Asylo de Pobres, aonde vinha desenvolvendo ações desde setembro de 2004, com as seguintes realizações: 3 dissertações de mestrado, 5 TCCs, foi campo de aulas práticas para 10 turmas da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica; trabalho de extensão permanente, voltado ao aumento da auto-estima e acolhimento aos idosos institucionalizados e os seguintes produtos: elaboração do Prontuário do Residente; elaboração do Regimento de Enfermagem; elaboração do Manual de Normas, Rotinas e Técnicas de Enfermagem; ministração de dois cursos de sensibilização ao cuidado ao idoso, dentre outros.

Em abril de 2010, a partir da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica, a professora Silvana Sidney Costa Santos iniciou parceria com a Estratégia de Saúde da Família, na Quinta, para desenvolvimento de visitas domiciliárias para idosos acamados, daquelas áreas, atividade muito necessária às unidades de ESF, à formação dos futuros enfermeiros e, principalmente, aos idosos daquela região.

Outras atividades de ensino, novas pesquisas e novas atividades de extensão serão iniciadas nesse novo e promissor campo de atuação para os futuros enfermeiros.

Fotos do Evento:


 


 

 

Simpósio na área obstétrica e neonatal recebe inscrições

O 1º Simpósio Internacional de Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal, promovido pelo Grupo de Pesquisa Viver Mulher do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), já está com inscrições abertas para ouvintes e envio de trabalhos.


O objetivo do evento é reunir docentes, técnicos, estudantes da graduação e pós-graduação das diversas áreas da saúde para discutir a atenção humanizada às gestantes, parturientes e recém-nascidos e divulgar as pesquisas em andamento ou concluídas envolvendo a temática. O evento busca também disseminar e efetivar a proposta do Ministério da Saúde em relação ao Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN), instituído em junho de 2000 e que traz o respeito aos direitos da gestante e a perspectiva da humanização como elementos estruturadores.

Os interessados podem se inscrever pelo site do evento, www.sihaton.com.br, que apresenta a programação completa. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para acadêmicos de graduação e R$ 120,00 para profissionais. Sócios da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) têm desconto.

O Simpósio conta com patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia e apoio da Aben e Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da FURG.

 

 

Inscrições e informações

 

 

 


 

“EnfeNina”

 

A Festinha de comemoração dos aniversariantes do mês de junho, abrangeu desta vez, comemoração temática. A “Enfenina”, a festinha junina da Enfermagem!

Fotos:

 

 


 

 

Seminário de Autoavaliação da Escola de Enfermagem

 

Ocorreu no dia 21 de junho, o “Seminário de Autoavaliação da Escola de Enfermagem”. Logo, estiveram presentes no evento a coordenação do curso de graduação e pós- graduação, técnicos e docentes, como também, a representação discente e direção. O Seminário de Autoavaliação da Escola de Enfermagem faz parte do Programa de Avaliação Institucional da FURG.

 

Evento:

 


 

 

A comissão interna de Auto-Avaliação Institucional de Enfermagem, reuniu-se no dia 14 de junho, com a direção juntamente com a coordenação do curso de graduação e pós-graduação. Para apresentação dos resultados da Auto-Avaliação Institucional.

 

Evento:

 


 

 

 

 


 

Momento de Alegria

 

A escola de enfermagem, no dia 28 de maio, comemorou o aniversário da professora Teda. Como também, desejou boas vindas a mais nova docente da unidade à professora Fabiane Francioni.

 

Fotos do Evento:


 

 


 

 

Os certificados correspondentes aos eventos abaixo descritos:

 

III Jornada Riograndina de Geriatria e Gerontologia

II Jornada Regional de Geriatria e Gerontologia da SBGG/RS

I Fórum sobre quedas da FURG

Já estão à disponibilidade dos participantes, na secretaria da Escola de Enfermagem.

 

 

 

 


 

 

Ação Integrativa na Ilha da Torotama

 

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, acadêmicos e professores das disciplinas: Enfermagem na Rede de Atenção Básica à Saúde e Assistência de Enfermagem em Situação de Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem da FURG, estiveram realizando uma ação integrativa na Ilha da Torotama.

Já em sua segunda edição (a primeira foi em outubro de 2009), a comunidade da Ilha da Torotama recebe os universitários que em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal da Saúde e Escola de Enfermagem (FURG) realizam atividades de educação em saúde com os alunos da escola municipal e com os demais seguimentos da população daquela localidade.

O objetivo desta atividade é oportunizar o aprendizado preparando os futuros enfermeiros para atuarem no meio rural e intensificar as ações que a equipe da Estratégia de Saúde da Família oferece aos moradores da região.

Participaram da atividade 40 alunos e 4 professores da Escola de Enfermagem, equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Família da Torotama, Conselho Gestor Local, Equipe de Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde, professores da escola municipal.

 

Fotos da Ação:

 

 


 

 


 

 

Curso de extensão trata dos problemas do SUS

 

 

O Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Popular e Saúde (Nepeps), promovem a segunda edição do curso de extensão universitária Saúde, Educação e Política: Práxis do SUS - Sistema Único de Saúde. A primeira etapa, ocorre de 14 de maio a 2 de julho, às sextas-feiras, das 9h às 12h, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O aumento de vagas para o curso, se originou para que os inscritos das áreas de “Ed.Física e Psicologia” não ficassem de fora, devido à residência multiprofissional, que se iniciará no próximo mês. Ainda, estão participando do curso as áreas de Direito, Fisioterapia e Serviço Social.

 

 

 


 

 

Festinha no Corredor

 

A escola de enfermagem, no dia 30 de abril, comemorou os aniversários do mês. Como também, aproveitou a oportunidade para dar boas vindas aos novos colegas Cácio e Edison.

Fotos  do Acontecimento:


 

 


 

PRÊMIO ACOLHIDA CIDADÃ FURG 2010 – 1ª EDIÇÃO

RESULTADO FINAL

A Comissão organizadora do prêmio Acolhida Cidadã FURG 2010 – 1ª Edição informa à comunidade acadêmica o resultado final do processo de seleção:

Classificados para receber a premiação:

1º COLOCADO – ENFERMAGEM (PONTUAÇÃO FINAL 9,83)

Parabenizamos todos os participantes, por seu esforço, dedicação e criatividade em busca de novas alternativas de acolhida aos calouros. Esta premiação teve por objetivo incentivar as boas práticas em acolhida, e abrir espaço para o debate na comunidade universitária sobre o tema.

Os classificados deverão encaminhar à Secretaria da PRAE, até o dia 19 de maio, a listagem de recursos didáticos desejados, até os valores de R$1.000,00 para o 1º colocado, R$500,00 para o 2º colocado e R$200,00 para o 3º colocado. A entrega dos prêmios será realizada no dia 21 de junho, no Centro de Convivência do Campus Carreiros, em horário a ser divulgado. Oportunamente, os participantes receberão convites para participar de encontros referentes a esta proposta, para a ampliação do debate sobre as formas de evitação ao trote violento e vexatório. Contamos com a sua participação!


 

 

 

A professora Rosemary Silva da Silveira, foi indicada pelo Conselho Federal de Enfermagem, para representar a Região Sul na composição da Comissão Assessora da Área da Enfermagem para dar apoio ao ENADE, junto ao Ministério da Educação DAES/INEP.

 

 


 

O Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem, sob a coordenação da tutora Vera Lúcia de Oliveira e co-tutora Marta Riegert Borba, divulgou dia 30 de abril, a 1ª edição do INFOPET. Um informativo semestral que tem o objetivo de mostrar a você acadêmico (a) de enfermagem tudo o que está acontecendo na nossa Universidade.

 

 

FOTOS DO EVENTO:

 

 



 


 

II JORNADA RIOGRANDINA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON), sob a responsabilidades das professoras Dra. Silvana Sidney Costa Santos e Dra. Marlene Teda Pelzer e estudantes da graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da FURG, promoveu, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-RS (SBGG-RS), a III Jornada Rio Grandina de Geriatria e Gerontologia, no dia 24 de abril de 2010, sábado, das 8:00 às 18:00.

Participaram do evento 238 pessoas: profissionais de saúde, estudantes de Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e outros, do Rio Grande e entorno. Teve como tema central as quedas nas pessoas idosas. Contou com apóio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do CNPq.

A III JRGG teve uma considerável repercussão e os integrantes do GEP-GERON continuarão a investir nas questões relacionadas às quedas nas pessoas idosas, principalmente no tocante à prevenção e apresentação de estratégias de ações.

 

 


 

A estruturação do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Enfermagem (EEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve mais uma reunião na tarde desta sexta-feira, 16. Integrantes da Escola de Enfermagem e representantes da Secretaria Municipal da Saúde e das unidades educacionais parceiras Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Educação (IE) e Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) encontraram-se com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, para definir detalhes da documentação a ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que votará a aprovação interna para início do curso.

Depois da aprovação pelo Coepea será lançado edital para seleção dos candidatos. A expectativa é de que o curso, aprovado no final de 2009 pelo Ministério da Educação, inicie ainda nesse primeiro semestre de 2010, de acordo com a diretora da EEnf, Profª. Drª. Adriana Dora da Fonseca.

A pós-graduação, em nível de especialização, é inédita em Rio Grande e proporcionará aos residentes a atuação no programa de Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. O curso terá quatro vagas: duas para graduados em Enfermagem, uma para graduados em Psicologia e uma para graduados em Educação Física.

 

 


 

 

Alunas da Escola de Enfermagem colaboram com a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (gripe H1N1).

 


 

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG assinou no dia 31 de março dois acordos de cooperação com as Universidades de Quebec à Trois-Rivieres – UQTR e de Quebec em Outaouais - UQO. A professora Mara Regina Santos da Silva será a representante da FURG na manutenção desta cooperação. Acompanharam a professora Mara neste processo as professoras da Eenf Marta Vaz e Adriana Dora.

 

 


 

A Escola de Enfermagem, no dia 29 de março, recepcionou com muito carinho a chegada dos seus novos docentes e juntamente comemorou os aniversários dos meses de janeiro, fevereiro e março. Aproveitou-se a oportunidade para uma singela homenagem a nossa estagiária Gláucia, que encerrou suas atividades junto a esta unidade.

 

 


 

 

Encontram-se na Escola de Enfermagem dois Professores canadenses, Carl Lacharite (Université du Québec à Trois-Rivières/UQTR) e Francine Demontiguimy (Université du Québec en Outaouais/UQO, que participarão de várias atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de assinarem dois Acordos de Cooperação entre Université du Québec à Trois Rivières e Université du Québec en Outaouais e a FURG. A seguir, o cronograma de atividades dos professores:

Programação

24/03 – Discussão sobre projeto de pesquisa em andamento - 9:00 as 12:00h;

24/03 – Apresentação e discussão da programação de pesquisa do GEPEFES - projeto trajetórias de formação de famílias em contextos adversos: um estudo na perspectiva de resiliência - 14:00 as 16:00h (Aberto aos pós graduandos);

24/03 – Apresentação e discussão da programação de pesquisa do Grupo LAMSA: projeto saúde comunitária e trabalho - 16:00 as 18:00 (Aberto aos pós graduandos);

25/03 – Produção científica conjunta;

26/03 – Curso: O pai como sujeito de pesquisa e de intervenção - 9:00 as 12:00h – Dra. Francine DeMontigny (Aberto aos pós graduandos);

29/03 – Curso: Etnografia institucional – Dr. Carl Lacharité - 09:00 – 17:00h (Aberto aos pós graduandos);

30/03 – Análise de Banco de dados dos projetos de pesquisa em andamento;

31/03 Assinatura de Acordos de Cooperação entre FURG e Université du Québec à Trois Rivières; FURG e Université du Québec en Outaouais - 14:00 Gabinete do Reitor;

31/03 Reunião de criação da Revista Eletrônica da Escola de Enfermagem - 15:00h.

Prof. Carl Lacharité com as professoras da Escola de Enfermagem.

 

 


 

A diretora da Escola de Enfermagem participou de eventos em Brasília, juntamente com representantes da FAMED, nos dias 3 e 4 de março:

- Influenza: Parcerias Institucionais.

- Reunião Nacional do Programa PET Saúde.

- Lançamento oficial do Programa PET Vigilância.

 

 


 

 

Informamos que neste primeiro semestre de 2010 o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem tem o prazer de receber a mestranda Carol Anne Laneois, canadense, que desenvolverá suas atividades de pesquisa no período de fevereiroi à junho pelo convênio FURG - Université du Québec em Outaouais (UQO).

 

 


 

É com satisfação que a Escola de Enfermagem informa que recebemos neste semestre a primeira aluna de origem indígena, através do Programa de Ação Inclusiva (Proai). A aluna Sheila Basso encontra-se em fase de adaptação e foi acolhida por todos com muita estima.