Calendário

<< Dezembro 2014 >> 
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Visitantes

Hoje6
Ontem38
Semana91
Mês496
Todos21287

Currently is one guest online


VCNT - Visitorcounter
Mais Artigos...

Atividades de prevenção e controle do Diabetes Mellitus

A Residência Multiprofissional Hospitalar com Ênfase à Saúde Cardiometabólica do Adulto - RIMHAS/ FURG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na semana do dia 10/11 a 14/11 atividades de prevenção e controle do DIABETES MELLITUS, foram atividades com os residentes multiprofissionais que atuaram nas Unidades Básicas de Saúde, prestando orientações sobre a temática, a prevenção e o controle do diabetes mellitus e culminou a atividade com uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao DIABETES nesta última sexta feira, dia 14/11/2014, pela manhã, no Largo Dr. PIO. Os residentes da RIMHAS/FURG juntamente com a Coordenação da RIMHAS, do Programa HIPERDIA/ SMS e do programa Saúde do Homem da SMS, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas,  realizaram atividades educativas e preventivas. Foram realizadas ao total 104 aferições de pressão arterial, 98 aferições de glicemia capilar (HGT), avaliações nutricionais, orientações visando a prevenção e combate ao diabetes, qualidade de vida e saúde do homem. O evento é de suma importância já que milhares de pessoas estão contraindo o Diabetes no mundo e  ainda desconhecem sua sintomatologia.Uma epidemia de DM está em curso. Em 1985, estimava-se haver 30 milhões de adultos com DM no mundo; este número cresceu para 135 milhões em 1995, atingindo 173 milhões em 2002, com projeção a chegar a 300 milhões em 2030 (SOCIEDADE BRASILEIRA DO DIABETES, 2014). É uma doença crônica comum que ocorre tanto em adultos quanto em crianças.

Precisamos prevenir e orientar a população quanto à necessidade de manter uma boa qualidade de vida.


Fotos




Grupo PSE ( Programa Saúde na Escola) promove evento

Esteve palestrando no dia 26/11/2014, no Cidec Sul/Furg, o médico psiquiatra e apresentador de TV Jairo Bouer. Ele aborda os temas referentes a sexualidade humana e veio a Rio Grande falar sobre HIV/AIDS para adolescentes das escolas de ensino fundamental e médio, atividade alusiva ao dia mundial de luta contra a AIDS: 01 de dezembro.

Este evento foi promovido pelo grupo PSE ( Programa Saúde na Escola).

 

 

Foto:

 

 

Sihaton encera atividades com sucesso

O II Simpósio Internacional de Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal- SIHATON realizado de 12 a 15 de novembro, coordenado pela Professora Nalú Kerber com o apoio do grupo de pesquisas Viver Mulher e discentes do curso de Enfermagem, contou com um público estimado em 284 pessoas, sendo que destes 195 eram estudantes.

O evento contou com palestrantes renomados, os quais trouxeram discussões bem importantes para o cuidado de mulheres no ciclo gravídico-puerperal e recém-nascidos. As temáticas variaram de atenção ao pré-natal, parto e cuidados com o recém-nascido, até problemáticas que envolvem esse binômio, como sífilis e uso de drogas na gestação, assim como formas de cuidar das mulheres evitando problemas futuros, com fisioterapia e abordagem psicológica. Dentro da programação também ocorreram minucursos com temas pertinentes a temática.

As palestrantes Rosina Cianelli e Natalia Villegas da Universidade de Miami também participaram de um encontro com os estudantes de mestrado e doutorado do PPGENF, abordando possibilidades de intercâmbio com os EUA e tiveram uma agenda com a coordenadora do PPGENF profª Mara Santos da Silva para articulação destas possibilidades.

Como encerramento, os participantes foram presenteados com a apresentação do coral da Furg.

Este evento contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem,Faculdade de Medicina, Hospital Universitário e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.


Fotos do evento





 

 
 

Avaliação docente pelo Discente

O Processo de Avaliação Docente pelo Discente 2014 pode ser realizado até 8 de dezembro. São objetos desta avaliação, as atividades de ensino: Graduação e Pós Graduação (docentes e disciplinas anuais e semestrais) desenvolvidas no período letivo de 2014. A participação dos estudantes neste processo será, exclusivamente, via internet por meio do site

 

Faça sua parte, participe!!!!

Egresso da Residência em Saúde da Família recebe mensão honrosa

No dia 12 de Novembro de 2014, o egresso da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FURG Diogo Silveira Heredia y Antunes recebeu uma menção honrosa no "Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS" pelo seu trabalho de conclusão de curso da residência. O trabalho intitulado "A criação da política municipal de práticas integrativas e complementares do município do Rio Grande-RS: Desafios conquistas e perspectivas" foi orientado pela Professora Mirella Valerio, do Instituto de Educação da FURG.

O prêmio teve mais de 400 trabalhos inscritos na fase inicial para as quatro categorias (trabalho publicado, tese de doutorado, dissertação de mestrado e trabalho de conclusão de especialização/Residência) e o resultado demonstra a relevância da produção pedagógica científica alcançada na RMSF-FURG. Aponta também para a emergência de novos paradigmas em saúde ao reconhecer o valor das Práticas Integrativas enquanto Tecnologias de cuidado potentes para o SUS.