Calendário

<< Março 2015 >> 
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Visitantes

Hoje4
Ontem19
Semana219
Mês4
Todos22919

Currently is one guest online


VCNT - Visitorcounter
Mais Artigos...

Seminário Interno da Escola de Enfermagem

 

Os servidores da Escola de Enfermagem estarão reunidos nos dias 03 e 04/2015 no Hotel Atlântico do Cassino com o intuito de concretizar demandas levantadas durante o Seminário de Avaliação Institucional. O seminário abordará assuntos como:


*A avaliação do processo educativo, considerando a missão da Universidade voltada para o ecossistema costeiro e oceânico;

*Discussão sobre novas metodologias ativas buscando melhorias de práticas pedagógicas no ensino superior;

*Conhecimento dos critérios de avaliação do Inep, buscando a excelência do curso;

*Aproximação com a Pró-Reitoria de Graduação;

*Relaxamento através da meditação etc...


Será um momento ímpar na Escola de Enfermagem e aguardado com muita expectativa pelos participantes.

Enfermagem obtém Conceito 4 na Avaliação do MEC

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), segundo indicadores de qualidade da educação superior em 2013, divulgados nesta quinta-feira (18), pelo Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O curso de Enfermagem obteve média igual a 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Tais resultados foram publicados no Diário Oficial da União, referentes ao ciclo de avaliação de 2013 aplicados a universidades, faculdades e centros universitários.
 
A Escola de Enfermagem parabeniza a todos que fazem esta escola acontecer!!!!!


Atividades de prevenção e controle do Diabetes Mellitus

A Residência Multiprofissional Hospitalar com Ênfase à Saúde Cardiometabólica do Adulto - RIMHAS/ FURG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na semana do dia 10/11 a 14/11 atividades de prevenção e controle do DIABETES MELLITUS, foram atividades com os residentes multiprofissionais que atuaram nas Unidades Básicas de Saúde, prestando orientações sobre a temática, a prevenção e o controle do diabetes mellitus e culminou a atividade com uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao DIABETES nesta última sexta feira, dia 14/11/2014, pela manhã, no Largo Dr. PIO. Os residentes da RIMHAS/FURG juntamente com a Coordenação da RIMHAS, do Programa HIPERDIA/ SMS e do programa Saúde do Homem da SMS, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas,  realizaram atividades educativas e preventivas. Foram realizadas ao total 104 aferições de pressão arterial, 98 aferições de glicemia capilar (HGT), avaliações nutricionais, orientações visando a prevenção e combate ao diabetes, qualidade de vida e saúde do homem. O evento é de suma importância já que milhares de pessoas estão contraindo o Diabetes no mundo e  ainda desconhecem sua sintomatologia.Uma epidemia de DM está em curso. Em 1985, estimava-se haver 30 milhões de adultos com DM no mundo; este número cresceu para 135 milhões em 1995, atingindo 173 milhões em 2002, com projeção a chegar a 300 milhões em 2030 (SOCIEDADE BRASILEIRA DO DIABETES, 2014). É uma doença crônica comum que ocorre tanto em adultos quanto em crianças.

Precisamos prevenir e orientar a população quanto à necessidade de manter uma boa qualidade de vida.


Fotos




Grupo PSE ( Programa Saúde na Escola) promove evento

Esteve palestrando no dia 26/11/2014, no Cidec Sul/Furg, o médico psiquiatra e apresentador de TV Jairo Bouer. Ele aborda os temas referentes a sexualidade humana e veio a Rio Grande falar sobre HIV/AIDS para adolescentes das escolas de ensino fundamental e médio, atividade alusiva ao dia mundial de luta contra a AIDS: 01 de dezembro.

Este evento foi promovido pelo grupo PSE ( Programa Saúde na Escola).

 

 

Foto:

 

 

Sihaton encera atividades com sucesso

O II Simpósio Internacional de Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal- SIHATON realizado de 12 a 15 de novembro, coordenado pela Professora Nalú Kerber com o apoio do grupo de pesquisas Viver Mulher e discentes do curso de Enfermagem, contou com um público estimado em 284 pessoas, sendo que destes 195 eram estudantes.

O evento contou com palestrantes renomados, os quais trouxeram discussões bem importantes para o cuidado de mulheres no ciclo gravídico-puerperal e recém-nascidos. As temáticas variaram de atenção ao pré-natal, parto e cuidados com o recém-nascido, até problemáticas que envolvem esse binômio, como sífilis e uso de drogas na gestação, assim como formas de cuidar das mulheres evitando problemas futuros, com fisioterapia e abordagem psicológica. Dentro da programação também ocorreram minucursos com temas pertinentes a temática.

As palestrantes Rosina Cianelli e Natalia Villegas da Universidade de Miami também participaram de um encontro com os estudantes de mestrado e doutorado do PPGENF, abordando possibilidades de intercâmbio com os EUA e tiveram uma agenda com a coordenadora do PPGENF profª Mara Santos da Silva para articulação destas possibilidades.

Como encerramento, os participantes foram presenteados com a apresentação do coral da Furg.

Este evento contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Enfermagem,Faculdade de Medicina, Hospital Universitário e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.


Fotos do evento