Confraternização de Fim

de Ano EEnf.

2010

Fotos:

 


 

AÇÃO NA VILA DA QUINTA

Dia 26 de novembro, alunos da disciplina de enfermagem gerontogeriátrica acompanhados das professoras Silvana e Marlene Teda estiveram na unidade básica de saúde da vila da quinta realizando atividades junto aos moradores idosos – pessoas com 60 nos e mais. Nesta ocasião procedeu-se levantamento acerca da avaliação funcional, cognitiva e sócio familiar, além das necessidades humanas básicas.

 

Fotos da Ação:



 

 

No dia 03 de dezembro os alunos da Escola de Enfermagem apresentaram suas defesas de Trabalho de Conclusão de Curso!


 

 

Click para Visualizar os Trabalhos Apresentados!


 

 

1º Seminário de Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem


Nos dias 16 e 19/11/2010 foi realizado o 1º Seminário de Saúde do Adulto e Idoso da Escola de Enfermagem. O evento promoveu a integração de disciplinas que abordam o cuidado aos pacientes adulto e idoso dentro do curso e incluiu os acadêmicos das disciplinas de Assistência de Enfermagem ao Adulto nas Intercorrências Clínicas (5° semestre), Assistência de Enfermagem ao Adulto nas Intercorrências Cirúrgicas (6º semestre) e Enfermagem Gerontogeriátrica (6º semestre). As produções dos acadêmicos realizadas ao longo do semestre, em forma de estudos de caso com foco no Processo de Enfermagem (tema que permeia as atividades teóricas e práticas do ensino em enfermagem) foram apresentadas e discutidas pelo grupo presente, além da realização de palestras com profissionais atuantes no Hospital Universitário, sobre temas práticos do cuidado à saúde do adulto e do idoso, como forma de complementar a formação acadêmica na área.

 

 

FOTO:

 

Legenda: grupo de alunos que receberam destaque em um dos dias de apresentação dos trabalhos e docentes envolvidos nas disciplinas participantes.

 

 


 

"Vozes da Francofonia"

 

Coral "Vozes da Francofonia", coordenado pela professora mestre Kelley Duarte, do Instituto de Letras e Artes (ILA), sob a regência da professora Silvia Zanatta, do Núcleo Artístico Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Apresentou-se no Anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica do Hospital Universitário. A convite da Escola de Enfermagem.

 

Foto do Evento:


 

 

 


 

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO OBSTÉTRICA E NEONATAL

 

O Grupo de Pesquisa Viver Mulher, da Escola de Enfermagem trouxe à discussão a Política Ministerial sobre Humanização do Pré-Natal e Nascimento, de forma a contribuir com os serviços prestadores de assistência à saúde do Sistema Único de Saúde, no sentido de disseminar essa proposta, auxiliando e incentivando os municípios a aderir plenamente à proposta do MS.

Como parte do evento, houve a capacitação de todos os trabalhadores atuantes na UTI Neonatal do Hospital Universitário sobre Cuidados voltados ao desenvolvimento do neonato, nos dias 08 e 09, contendo aulas teóricas e práticas. Foram capacitados 57 trabalhadores entre enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e psicóloga.

O evento contou com 249 participantes. Houve a presença de palestrantes Brasileiros, de Rio Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Maringá, Belo Horizonte e do Uruguai, Argentina e Chile.

 

Fotos do Evento:

 



 

 

Na manhã de sábado 06 de novembro, a professora Adriana Dora da Fonseca participou do Debate – Mulheres no Contexto Profissional, realizado durante a 72ª Expofeira de Arroio Grande/RS.


 

 


 

 

Foram muitas conquistas comemoradas na festinha de outubro, em um ambiente de descontração e alegria. Obrigada a todos por confraternizarmos juntos estes momentos.

Paralelamente, a Diretora Adriana Dora em nome da Escola de Enfermagem, fez a entrega de uma cadeira de rodas para o Hospital Universitário.

 

 

 


 

 

 


 

35 anos do Curso de Enfermagem


 

Outorga do Título de Professor Emérito para as professoras do Curso de Enfermagem

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira

&

Zulma Guimarães Netto

Fotos do Evento no CIDEC- SUL:

 

 


 

 

62º Congresso Brasileiro de Enfermagem

(CBEn)

 

 

Presença da Escola de Enfermagem no 62º CBEn.

 

Daniela Gonçalves recém formada pela Escola, recebendo o prêmio por trabalho apresentado no 62º CBEn.

 

Profª Drª Silvana Sidney Costa Santos
Professora da Escola de Enfermagem

Trabalhos apresentados:

1) CARACTERÍSTICAS GLOBAIS DE IDOSOS RESIDENTES NUMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: PROPOSTA DE AÇÃO DE ENFERMAGEM/SAÚDE.


2) QUEDAS: ESTUDO EM IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA.

 


 



 

 

XII JORNADA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SBGG


 

NOS DIA 15 E 16 DE OUTUBRO A PROFª. MARLENE TEDA PELZER PARTICIPOU DA XII JORNADA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SBGG RS, APRESENTANDO O PÕSTER E TEMA LIVRE: A IMOBILIDADE COMO FATOR DE RISCO PARA DESNUTRIÇÃO EM RESIDENTES DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS (ILPI’S), O QUAL RECEBEU O PRIMEIRO LUGAR NA MODALIDADE TEMA LIVRE.

AUTORAS; ALINE BRANDÃO – NUTRICIONISTA HU/FURG; GIOVANA CALCAGNO GOMES (ESCOLA DE ENFERMAGEM); MARLENE TEDA PELZER (ESCOLA DE ENFERMAGEM); JANAINA GOMES DIAS DE OLIVEIRA – FISIOTERAPEUTA, DOUTORANDA DO INSTITUTO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA PUC/RS (APRESENTADORA DO TL) e MARIA GERMANAO - ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA NA ANHANGUERA.



 


 

Com muito carinho a Escola de Enfermagem festeja com os Aniversariantes do mês de Setembro!!!



 

 


 

Unidades Acadêmicas iniciam elaboração do PPP e PDI

Os seminários internos para revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Político-pedagógico (PPP) já iniciaram. Na sexta-feira, realizaram seminários a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Letras e Artes.

 

Fotos do Seminário:

 

 

 


 

Lição de Vida...

Talvez seja esta a melhor forma de traduzir o encontro do líder Kaigang e Fóg no III Enfermagem em Movimento. O objetivo do encontro era discutir o programa de inclusão indígena em nossa Universidade e contou com a participação do Pró-Reitor Luís Laurino mediando a discussão, a Assistente Social Soledad Bech, coordenadora das ações de inclusão na PRAE, o Prof. Alfredo Gentini estudioso dos povos indígenas e que contribuiu pontuando e alertando para reflexões que se faziam necessárias, o estudante indígena Manoel e o líder Kaigang Augusto de Souza. O líder “historiou” sobre os povos indígenas e apresentou dados quantitativos sobre as diferentes etnias, bem como, sobre a população indígena estimada à época do descobrimento comparando com os dados atuais. Dados que revelam os quinhentos anos de massacre. Falou sobre o modo de viver com abundância e sustentabilidade e o modo de sobreviver à violência do sistema capitalista. Nos fez refletir sobre a sociedade dos fóg (não índio), a destruição da natureza, a violência moral, cultural e a segregação social. Para uma platéia atenta e emocionada falou sobre respeito, preservação, vida em comunhão, planejamento familiar, reforma agrária, alianças necessárias. Desta forma, revelou o orgulho de ser índio, cidadão brasileiro, que “historiando” preserva sua identidade e sua cultura.


 

 

 


 

Momentos de beleza e sensibilidade ... no III ENFERMAGEM EM MOVIMENTO

 

O Grupo Vocal Art-Estação formado por professores e técnicos administrativos em educação da FURG, fez sua primeira apresentação pública no III Enfermagem Em Movimento. Foi um espetáculo harmônico e delicado que misturou canto, movimentos, sons, ritmos e surpreendeu a todos. Ao grupo, nosso reconhecimento e gratidão por ter nos brindado com este trabalho lindo e inovador.


 

 


 

Divulgada a relação dos inscritos para o Consun e o Coepea

Saiba Mais Aqui!

 


 

Sol e alegria marcaram o churrasco de Integração promovido pelo DA de Enfermagem no dia 21/08

 

 

O encontro teve como objetivo acolher os “ bixos” que ingressaram no curso neste semestre e promover e integração entre estudantes. Em torno de 50 pessoas: estudantes dos diversos semestres, professores, familiares e amigos aproveitaram o belíssimo dia de sol para atividades ao ar livre. Futebol, Vôlei, dança, música e o churrasco preparado pelos pais garantiram a integração entre todos. Parabéns ao DA pela iniciativa.


 

 

 


 

 

Momentos de Alegria com os Aniversariantes de Agosto!!!


 

 

 


 

35 ANOS EEnf

 

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos para o EVENTO COMEMORATIVO AOS 35 ANOS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM. Serão aceitos apenas Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias e Dissertações elaboradas por egressos do Curso de Graduação em Enfermagem, da Espensul e do Curso de Mestrado em Enfermagem da FURG. Os trabalhos devem ser encaminhados pelo e-mail adalicekosby@furg.br à secretaria da Escola de Enfermagem, até o dia 13 de agosto de 2010 conforme documento anexo.

 

Click para Visualizar Documento em Anexo!

 


 

Comemoração Mês de Julho

Fotos:

 

 


 


PROGRAMAÇÃO DOS 35 ANOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FURG

 

 

 


 

Dia 2 de agosto tiveram início as atividades do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

 

Após sete meses da maratona que iniciou pela elaboração do projeto, passou pela aprovação da proposta na Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho da Escola de Enfermagem, COLASE, COEPEA, Ministério da Saúde e culminou com a finalização do processo seletivo, tiveram início no dia 2 de agosto, as atividades com os residentes. A proposta é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande e a Secretaria Municipal da Saúde e está sendo construída pelos seguintes profissionais: Ceres Arejano, Maria de Lourdes Matos, Sabrina Galarraga, Samanta Rodrigues e Suzi Bromberger (SMS); Luis Signori (ICB); Augusto Faria, Marilene Zimmer e Vera Tôrres Neves (ICHI); Raquel da Silveira e Méri Rosane (IE); Adriana Dora da Fonseca, Adriane Netto de Oliveira, César Francisco Costa, Geani Fernandes, Janaína Sena, Maria José Chaplin e Marta Borba. Quarenta e um inscritos, oriundos da cidade do Rio Grande, Oeste Catarinense, Santo Ângelo, São Francisco de Assis, Pelotas, Jaguarão e Porto Alegre, concorreram às quatro vagas ofertadas pelo programa. O processo seletivo foi realizado por meio de prova objetiva com 30 questões dos conteúdos sobre o Sistema Único de Saúde e Atenção Básica e 20 questões do núcleo específico da área de formação (Educação Física, Enfermagem e Psicologia). A segunda etapa do processo foi constituída pela análise do currículo, da carta de intenção e entrevista com foco nas experiências acadêmicas voltadas para áreas afins do programa, ou seja, Saúde da Família e Educação Permanente. Os Selecionados foram Diego Pinto Santos (Educação Física), Pedro Amado Borges (Psicologia), Carla Galarreta Rolão e Juliana Acosta Santorum (Enfermagem). Os residentes terão duas semanas de atividades teóricas, capacitações e construção de propostas e no dia 16 iniciarão as atividades na Unidade de Saúde da Família do Bairro São Miguel. A aula inaugural será realizada no dia 18 de agosto no “Enfermagem em Movimento” com a presença da Coordenadora da Residência em Saúde da Família no GHC, Drª Ana Celina de Souza.

 

Fotos:

 

 


 

 

Programa de Ação Inclusiva ( PROAI)

 

A Escola de Enfermagem recebe estudante de origem Indígena e realiza ações visando criar condições para que a inclusão realmente se efetive.

 

O processo de inclusão exige diálogo e reflexão permanente entre estudantes, docentes e gestores desta Universidade. Para nós que não conhecemos a cultura, o modo de ser e viver do indígena, é difícil compreender e adequar nosso fazer, ensinar, exigir para uma educação que seja favorável às necessidades dos povos indígenas. Em audiência pública realizada em 19 de maio de 2007 em Goiânia, promovida por representantes da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps-GO) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio das Faculdades de Enfermagem e Odontologia e a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e que contou com a participação de índios das etnias Xavante, Carajá e Guarani foram discutidos o direito de acesso aos serviços de saúde pela população indígena, bem como a necessidade de que estes serviços, ao atenderem às suas demandas, respeitem sua diversidade cultural e a medicina própria do grupo. Os representantes indígenas solicitaram ampliação da cobertura de ações educativas e assistenciais à saúde para toda a população indígena, aumento do quadro de recursos humanos que prestam assistência à saúde do índio e também a capacitação desses profissionais, de modo a propiciar atendimento diferenciado e respeito à diversidade cultural (Rocha ET AL., 2008). Todos os participantes do evento ressaltaram a necessidade de que a comunidade universitária incorpore conhecimentos da cultura indígena, para garantir uma formação diferenciada de profissionais. Neste sentido, representantes do Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Popular e Saúde (NEPEPES) da Escola de Enfermagem, participaram do casamento da estudante no Curso de Enfermagem Sheila Basso, de etnia Kaigang, com o estudante do Curso de Medicina Manoel, de etnia Guarani, ambos desta universidade. Estiveram presentes na Aldeia Kaigang em Iraí a Profª Maria José Martins ( Tutora), Juliana Santorum ( Mestrado em EEnf), Mariana Valença (Mestrado em Ciências da Saúde), Raphael Campos ( Mestrado Ciências da Computação) e Rodrigo Paiva ( Especialização em Gestão Ambiental) todos da FURG. A experiência vivida foi enriquecedora para todos nós e evidenciou valores como o respeito ao idoso, à criança, ao jovem, e ao ambiente; a prática do diálogo, da liberdade e da vida em comunhão. Valores que na “civilização” dos brancos nem sempre são respeitados, gerando conflitos e dificuldades para a inclusão do indígena.

 

Diversidade e Equidade no SUS: parceria universidade e educação popular/Organizado {por} Dais Gonçalves Rocha... [ET AL.]. – Goiânia: Cânone Editorial,2008.

 

 

Fotos:

 

 

 

 


 

Projeto Rondon

 

A Universidade Federal do Rio Grande foi uma das instituições selecionadas para participar do Projeto Rondon, Operação Mamoré. Integram o grupo as acadêmicas de enfermagem/bolsistas do PET Enfermagem Daniele Acosta e Katiucia Vieira, juntamente com acadêmicos (as) dos cursos de letras, geografia, história, pedagogia, educação física da FURG. Os professores Raquel Silveira e Antonio Carlos Mousquer são os coordenadores do grupo. A equipe irá para a cidade Vale do Paraíso – RO, partindo da cidade do Rio Grande no dia 15 de julho e retornando no dia 2 de agosto.

 

 


 

 

ATIVIDADES VOLTADAS AOS IDOSOS INSCRITOS EM UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF)

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON) encerrou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Asylo de Pobres, aonde vinha desenvolvendo ações desde setembro de 2004, com as seguintes realizações: 3 dissertações de mestrado, 5 TCCs, foi campo de aulas práticas para 10 turmas da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica; trabalho de extensão permanente, voltado ao aumento da auto-estima e acolhimento aos idosos institucionalizados e os seguintes produtos: elaboração do Prontuário do Residente; elaboração do Regimento de Enfermagem; elaboração do Manual de Normas, Rotinas e Técnicas de Enfermagem; ministração de dois cursos de sensibilização ao cuidado ao idoso, dentre outros.

Em abril de 2010, a partir da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica, a professora Silvana Sidney Costa Santos iniciou parceria com a Estratégia de Saúde da Família, na Quinta, para desenvolvimento de visitas domiciliárias para idosos acamados, daquelas áreas, atividade muito necessária às unidades de ESF, à formação dos futuros enfermeiros e, principalmente, aos idosos daquela região.

Outras atividades de ensino, novas pesquisas e novas atividades de extensão serão iniciadas nesse novo e promissor campo de atuação para os futuros enfermeiros.

Fotos do Evento:


 


 

 

Simpósio na área obstétrica e neonatal recebe inscrições

O 1º Simpósio Internacional de Humanização da Atenção Obstétrica e Neonatal, promovido pelo Grupo de Pesquisa Viver Mulher do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), já está com inscrições abertas para ouvintes e envio de trabalhos.


O objetivo do evento é reunir docentes, técnicos, estudantes da graduação e pós-graduação das diversas áreas da saúde para discutir a atenção humanizada às gestantes, parturientes e recém-nascidos e divulgar as pesquisas em andamento ou concluídas envolvendo a temática. O evento busca também disseminar e efetivar a proposta do Ministério da Saúde em relação ao Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN), instituído em junho de 2000 e que traz o respeito aos direitos da gestante e a perspectiva da humanização como elementos estruturadores.

Os interessados podem se inscrever pelo site do evento, www.sihaton.com.br, que apresenta a programação completa. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para acadêmicos de graduação e R$ 120,00 para profissionais. Sócios da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) têm desconto.

O Simpósio conta com patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia e apoio da Aben e Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da FURG.

 

 

Inscrições e informações

 

 

 


 

“EnfeNina”

 

A Festinha de comemoração dos aniversariantes do mês de junho, abrangeu desta vez, comemoração temática. A “Enfenina”, a festinha junina da Enfermagem!

Fotos:

 

 


 

 

Seminário de Autoavaliação da Escola de Enfermagem

 

Ocorreu no dia 21 de junho, o “Seminário de Autoavaliação da Escola de Enfermagem”. Logo, estiveram presentes no evento a coordenação do curso de graduação e pós- graduação, técnicos e docentes, como também, a representação discente e direção. O Seminário de Autoavaliação da Escola de Enfermagem faz parte do Programa de Avaliação Institucional da FURG.

 

Evento:

 


 

 

A comissão interna de Auto-Avaliação Institucional de Enfermagem, reuniu-se no dia 14 de junho, com a direção juntamente com a coordenação do curso de graduação e pós-graduação. Para apresentação dos resultados da Auto-Avaliação Institucional.

 

Evento:

 


 

 

 

 


 

Momento de Alegria

 

A escola de enfermagem, no dia 28 de maio, comemorou o aniversário da professora Teda. Como também, desejou boas vindas a mais nova docente da unidade à professora Fabiane Francioni.

 

Fotos do Evento:


 

 


 

 

Os certificados correspondentes aos eventos abaixo descritos:

 

III Jornada Riograndina de Geriatria e Gerontologia

II Jornada Regional de Geriatria e Gerontologia da SBGG/RS

I Fórum sobre quedas da FURG

Já estão à disponibilidade dos participantes, na secretaria da Escola de Enfermagem.

 

 

 

 


 

 

Ação Integrativa na Ilha da Torotama

 

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, acadêmicos e professores das disciplinas: Enfermagem na Rede de Atenção Básica à Saúde e Assistência de Enfermagem em Situação de Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem da FURG, estiveram realizando uma ação integrativa na Ilha da Torotama.

Já em sua segunda edição (a primeira foi em outubro de 2009), a comunidade da Ilha da Torotama recebe os universitários que em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal da Saúde e Escola de Enfermagem (FURG) realizam atividades de educação em saúde com os alunos da escola municipal e com os demais seguimentos da população daquela localidade.

O objetivo desta atividade é oportunizar o aprendizado preparando os futuros enfermeiros para atuarem no meio rural e intensificar as ações que a equipe da Estratégia de Saúde da Família oferece aos moradores da região.

Participaram da atividade 40 alunos e 4 professores da Escola de Enfermagem, equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Família da Torotama, Conselho Gestor Local, Equipe de Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde, professores da escola municipal.

 

Fotos da Ação:

 

 


 

 


 

 

Curso de extensão trata dos problemas do SUS

 

 

O Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Popular e Saúde (Nepeps), promovem a segunda edição do curso de extensão universitária Saúde, Educação e Política: Práxis do SUS - Sistema Único de Saúde. A primeira etapa, ocorre de 14 de maio a 2 de julho, às sextas-feiras, das 9h às 12h, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O aumento de vagas para o curso, se originou para que os inscritos das áreas de “Ed.Física e Psicologia” não ficassem de fora, devido à residência multiprofissional, que se iniciará no próximo mês. Ainda, estão participando do curso as áreas de Direito, Fisioterapia e Serviço Social.

 

 

 


 

 

Festinha no Corredor

 

A escola de enfermagem, no dia 30 de abril, comemorou os aniversários do mês. Como também, aproveitou a oportunidade para dar boas vindas aos novos colegas Cácio e Edison.

Fotos  do Acontecimento:


 

 


 

PRÊMIO ACOLHIDA CIDADÃ FURG 2010 – 1ª EDIÇÃO

RESULTADO FINAL

A Comissão organizadora do prêmio Acolhida Cidadã FURG 2010 – 1ª Edição informa à comunidade acadêmica o resultado final do processo de seleção:

Classificados para receber a premiação:

1º COLOCADO – ENFERMAGEM (PONTUAÇÃO FINAL 9,83)

Parabenizamos todos os participantes, por seu esforço, dedicação e criatividade em busca de novas alternativas de acolhida aos calouros. Esta premiação teve por objetivo incentivar as boas práticas em acolhida, e abrir espaço para o debate na comunidade universitária sobre o tema.

Os classificados deverão encaminhar à Secretaria da PRAE, até o dia 19 de maio, a listagem de recursos didáticos desejados, até os valores de R$1.000,00 para o 1º colocado, R$500,00 para o 2º colocado e R$200,00 para o 3º colocado. A entrega dos prêmios será realizada no dia 21 de junho, no Centro de Convivência do Campus Carreiros, em horário a ser divulgado. Oportunamente, os participantes receberão convites para participar de encontros referentes a esta proposta, para a ampliação do debate sobre as formas de evitação ao trote violento e vexatório. Contamos com a sua participação!


 

 

 

A professora Rosemary Silva da Silveira, foi indicada pelo Conselho Federal de Enfermagem, para representar a Região Sul na composição da Comissão Assessora da Área da Enfermagem para dar apoio ao ENADE, junto ao Ministério da Educação DAES/INEP.

 

 


 

O Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem, sob a coordenação da tutora Vera Lúcia de Oliveira e co-tutora Marta Riegert Borba, divulgou dia 30 de abril, a 1ª edição do INFOPET. Um informativo semestral que tem o objetivo de mostrar a você acadêmico (a) de enfermagem tudo o que está acontecendo na nossa Universidade.

 

 

FOTOS DO EVENTO:

 

 



 


 

II JORNADA RIOGRANDINA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação (GEP-GERON), sob a responsabilidades das professoras Dra. Silvana Sidney Costa Santos e Dra. Marlene Teda Pelzer e estudantes da graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da FURG, promoveu, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-RS (SBGG-RS), a III Jornada Rio Grandina de Geriatria e Gerontologia, no dia 24 de abril de 2010, sábado, das 8:00 às 18:00.

Participaram do evento 238 pessoas: profissionais de saúde, estudantes de Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e outros, do Rio Grande e entorno. Teve como tema central as quedas nas pessoas idosas. Contou com apóio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do CNPq.

A III JRGG teve uma considerável repercussão e os integrantes do GEP-GERON continuarão a investir nas questões relacionadas às quedas nas pessoas idosas, principalmente no tocante à prevenção e apresentação de estratégias de ações.

 

 


 

A estruturação do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Enfermagem (EEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve mais uma reunião na tarde desta sexta-feira, 16. Integrantes da Escola de Enfermagem e representantes da Secretaria Municipal da Saúde e das unidades educacionais parceiras Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Educação (IE) e Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) encontraram-se com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, para definir detalhes da documentação a ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), que votará a aprovação interna para início do curso.

Depois da aprovação pelo Coepea será lançado edital para seleção dos candidatos. A expectativa é de que o curso, aprovado no final de 2009 pelo Ministério da Educação, inicie ainda nesse primeiro semestre de 2010, de acordo com a diretora da EEnf, Profª. Drª. Adriana Dora da Fonseca.

A pós-graduação, em nível de especialização, é inédita em Rio Grande e proporcionará aos residentes a atuação no programa de Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. O curso terá quatro vagas: duas para graduados em Enfermagem, uma para graduados em Psicologia e uma para graduados em Educação Física.

 

 


 

 

Alunas da Escola de Enfermagem colaboram com a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (gripe H1N1).

 


 

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG assinou no dia 31 de março dois acordos de cooperação com as Universidades de Quebec à Trois-Rivieres – UQTR e de Quebec em Outaouais - UQO. A professora Mara Regina Santos da Silva será a representante da FURG na manutenção desta cooperação. Acompanharam a professora Mara neste processo as professoras da Eenf Marta Vaz e Adriana Dora.

 

 


 

A Escola de Enfermagem, no dia 29 de março, recepcionou com muito carinho a chegada dos seus novos docentes e juntamente comemorou os aniversários dos meses de janeiro, fevereiro e março. Aproveitou-se a oportunidade para uma singela homenagem a nossa estagiária Gláucia, que encerrou suas atividades junto a esta unidade.

 

 


 

 

Encontram-se na Escola de Enfermagem dois Professores canadenses, Carl Lacharite (Université du Québec à Trois-Rivières/UQTR) e Francine Demontiguimy (Université du Québec en Outaouais/UQO, que participarão de várias atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de assinarem dois Acordos de Cooperação entre Université du Québec à Trois Rivières e Université du Québec en Outaouais e a FURG. A seguir, o cronograma de atividades dos professores:

Programação

24/03 – Discussão sobre projeto de pesquisa em andamento - 9:00 as 12:00h;

24/03 – Apresentação e discussão da programação de pesquisa do GEPEFES - projeto trajetórias de formação de famílias em contextos adversos: um estudo na perspectiva de resiliência - 14:00 as 16:00h (Aberto aos pós graduandos);

24/03 – Apresentação e discussão da programação de pesquisa do Grupo LAMSA: projeto saúde comunitária e trabalho - 16:00 as 18:00 (Aberto aos pós graduandos);

25/03 – Produção científica conjunta;

26/03 – Curso: O pai como sujeito de pesquisa e de intervenção - 9:00 as 12:00h – Dra. Francine DeMontigny (Aberto aos pós graduandos);

29/03 – Curso: Etnografia institucional – Dr. Carl Lacharité - 09:00 – 17:00h (Aberto aos pós graduandos);

30/03 – Análise de Banco de dados dos projetos de pesquisa em andamento;

31/03 Assinatura de Acordos de Cooperação entre FURG e Université du Québec à Trois Rivières; FURG e Université du Québec en Outaouais - 14:00 Gabinete do Reitor;

31/03 Reunião de criação da Revista Eletrônica da Escola de Enfermagem - 15:00h.

Prof. Carl Lacharité com as professoras da Escola de Enfermagem.

 

 


 

A diretora da Escola de Enfermagem participou de eventos em Brasília, juntamente com representantes da FAMED, nos dias 3 e 4 de março:

- Influenza: Parcerias Institucionais.

- Reunião Nacional do Programa PET Saúde.

- Lançamento oficial do Programa PET Vigilância.

 

 


 

 

Informamos que neste primeiro semestre de 2010 o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem tem o prazer de receber a mestranda Carol Anne Laneois, canadense, que desenvolverá suas atividades de pesquisa no período de fevereiroi à junho pelo convênio FURG - Université du Québec em Outaouais (UQO).

 

 


 

É com satisfação que a Escola de Enfermagem informa que recebemos neste semestre a primeira aluna de origem indígena, através do Programa de Ação Inclusiva (Proai). A aluna Sheila Basso encontra-se em fase de adaptação e foi acolhida por todos com muita estima.