MOSTRA CULTURAL MEMÓRIAS: OS GRANDES NOMES DA ENFERMAGEM NO BRASIL E NO MUNDO

Jéssica da Cruz Telles

Giovana Calcagno Gomes

Este projeto de cunho cultural teve por objetivos proporcionar um espaço de produção, reflexão e difusão de conhecimentos acerca dos grandes nomes da enfermagem no Brasil e no mundo, dando visibilidade e produzindo memórias acerca desses enfermeiros que auxiliaram a construir a história da enfermagem enquanto profissão.

A história da enfermagem identifica que foi a partir da institucionalização do ensino, em 1860, através de Florence Nightingale, referência da enfermagem moderna e científica, que surgiram as personagens integradas à história dessa profissão. No Brasil, a partir de 1923, identifica-se que várias enfermeiras diplomadas se destacaram e foram consideradas pioneiras da enfermagem no Brasil e no mundo, assim como nos dias atuais já podem ser identificados nomes que têm contribuído para a evolução e status da profissão de enfermagem.

Acredita-se importante descrever suas trajetórias profissionais e de vida, assim como suas contribuições para a organização da enfermagem brasileira em um percurso histórico passado e presente. Este reconhecimento pode auxiliar na compreensão da identidade da profissão e suas mudanças nos diferentes momentos da história da enfermagem, pregressa e atual reconhecidamente importantes no campo do saber da enfermagem.

Acredita-se que ao analisar o passado e o presente da profissão em seus contextos múltiplos, percursos diversos e diferentes personagens, ilustres ou anônimos, permite-se  elucidar o caminho das construções científicas em relação ao estabelecimento de seus feitos e contribuições, estimulando a formação de novos enfermeiros aptos não só nos aspectos técnicos científicos, mas também nos aspectos subjetivos como a humanização, a ética e os posicionamentos filosóficos e políticos que constituem o arcabouço cultural da profissão enfermagem.

Os grandes nomes da enfermagem no Brasil e no mundo tiveram suas trajetórias marcadas pela superação e luta para consolidar a enfermagem como uma profissão e ciência fundamental para a sociedade. Destaca-se ainda uma lacuna na biografia de nomes relevantes na estruturação atual da ciência da enfermagem, fazendo-se necessário o registro histórico contemporâneo, objetivando construir a nova história da enfermagem, que vem nesse período, destacando-se nas reformas políticas, sociais e literárias, constituindo um desafio para as entidades representativas, incentivando a compilação de dados, referenciais e premiações que venham orientar um novo contexto histórico da enfermagem (PENA et al., 2017).

Conhecer as mulheres que fizeram história nos cuidados ao paciente é uma inspiração para muitos estudantes que almejam uma carreira reconhecida no mercado de trabalho. Além disso, é importante conhecer as personalidades que modificaram a forma de lidar com os pacientes, refutaram procedimentos tradicionais, desenvolveram técnicas de cuidados mais apropriadas, dentre outros feitos. Foi realizado levantamento bibliográfico, buscando definir os grandes nomes da enfermagem no Brasil e no mundo, destacando suas histórias e contribuições para a profissão enfermagem.

Seguem as produções:

Mostra Cultural

Florence

Mary e Maria

Nery

Wanda e Josephina

 

Essa coleção é produto do trabalho de conclusão de curso da acadêmica de enfermagem Grabriela Benites, orientado pela Profa. Dra. Paula Figueiredo e em colaboração com a Profa. Dra. Lenice Canuso.

Cartilha 1

Cartilha 2

Cartilha 3

Cartilha 4

Cartilha 5

 

Acesse o material clicando aqui.

Acesse os materiais clicando nos links abaixo:

Chikunguya

Dengue

Febre Amarela

Zika Vírus